Em qualquer forma de arte, para que o resultado desejado seja alcançado, é necessário aliar alguma ferramenta ao talento do artista. No caso específico da fotografia, o artista conta com seu equipamento fotográfico para registrar momentos e criar suas obras.

A necessidade por equipamento varia conforme o gosto do fotógrafo, sua proposta e uma diversidade de fatores possíveis. Um artista que se propõe a evoluir em seu trabalho, pelo menos alguma vez considerou ou já chegou a trocar seu equipamento ou acrescentar algo ao kit.

Confira, abaixo, algumas dicas para você refletir um pouco mais, caso esteja considerando adquirir um novo equipamento.

Indo além das objetivas

Não vamos nos limitar apenas às lentes. O acréscimo de um novo flash, um tripé, ou mesmo o corpo de uma câmera pode impactar tanto quanto uma lente nova. Afinal, cada item impacta nos resultados de seu trabalho de modo diferente.

Assim, considere a linha de trabalho pretendida e pense em quais itens podem agregar valor ao seu portfolio.

Adequando o equipamento à proposta

Para que cada tipo de trabalho seja realizado com a qualidade adequada, haverá um conjunto ideal de câmera, lente e demais acessórios, que podem variar bastante entre si. Podemos dar dois exemplos:

  • a cobertura de eventos noturnos demanda câmeras que se comportam bem com alto ISO e combinam bem com lentes grande angulares;

  • retratos e algumas fotografias de publicidade e moda possuem requisitos técnicos altíssimos, exigindo um sensor com mais megapixels e todo um jogo de luzes e flashes.

Assim, analise como aperfeiçoar os resultados de uma proposta que já esteja executando ou que pretenda executar e pesquise os melhores itens para agregar.

Considerando a versatilidade

Caso a adequação firme às especificidades da proposta não seja sua preocupação, ou caso se interesse por desempenhar mais de uma proposta com pouco equipamento (afinal, equipamento pode custar caro), é interessante buscar dispositivos mais versáteis.

É o caso clássico das lentes: algumas possibilitam a produção de ótimos resultados em uma diversidade de condições. Lentes como as de 18-55mm, 24-70mm, ou mesmo de 35mm trazem um leque de possibilidades que permitem a adequação a uma variedade de trabalhos, como paisagens, retratos, eventos etc.

A versatilidade, assim, pode ser algo a se considerar para explorar mais o equipamento que você já tem. Por outro lado, buscar a versatilidade em um equipamento novo pode abrir novas portas e criar interessantes desafios para seus serviços.

Trocando por desgaste ou defeitos

Apesar de todo o cuidado e zelo que comumente se tem com o equipamento e proteção dos dispositivos à umidade, poeira etc., no final das contas, eles são objetos frágeis e complexos, suscetíveis a acidentes, à ação do tempo e às eventualidades.

Assim, quanto mais antiga for uma lente, maior a possibilidade de desenvolver arranhões ou fungos, ou mesmo acumular resíduos no sensor da câmera. Qualquer problema desse gênero pode prejudicar a qualidade de sua imagem, e não pense duas vezes para fazer o diagnóstico e tratamento, com a troca da parte defeituosa ou mesmo a aquisição de um equipamento novo.

Acompanhando as novidades e inovações

É fato que a criação da câmera digital facilitou em muito a fotografia: o processo de tentativa e erro para obter aquela imagem bonita reduziu drasticamente em tempo e custo, o tratamento das imagens ficou muito mais fácil, e foram eliminados os gastos com filme.

Fique de olho: talvez alguma nova tecnologia esteja vindo por aí ou já exista uma atualização legal para algum dispositivo que você já possua. Tudo isso pode facilitar seu trabalho ou torná-lo mais interessante, por isso, sempre vale a pena acompanhar as evoluções tecnológicas dos equipamentos fotográficos.

Vimos que a escolha pela manutenção ou troca de seu kit depende de vários fatores, e elencamos acima os principais para te ajudar nessa reflexão. Assim, se um novo equipamento fotográfico for útil para sua proposta ou puder incorporar novas abordagens ao seu trabalho e ao seu potencial criativo, pode ser a hora de se atualizar.

Gostou do post? Então curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas novidades periódicas, que certamente vão levar seu negócio de fotografia para o próximo nível!