Saber operar as funções oferecidas por uma câmera fotográfica está longe de ser o único conhecimento necessário para quem trabalha com fotografia. Uma outra área que merece atenção desses profissionais é o estudo sobre os equipamentos ideais para cada tipo específico de fotografia, como a marca e o modelo da câmera e, principalmente, as diversas opções de lente da câmera.

No post de hoje, falaremos sobre algumas características que devem ser observadas na hora de escolher a lente da câmera e como ela impacta no resultado final da fotografia. Confira!

Distância focal

Toda lente tem seu foco — distância focal, medida em mm — (virtual ou real), que é o que determina o nome da lente. Quanto menor a distância focal, mais amplo é o ângulo de visão proporcionado pela lente.

Objetivas grande angular

São lentes com distância focal pequena e costumam ter boa profundidade de campo. Com isso, são ideais para fotografar objetos que estejam próximos ao fotógrafo — em caso contrário, correm o risco de ficar muito pequenos na foto.

Tele-objetivas

Já essas lentes têm distância focal maior e são usadas para fotografar objetos mais distantes. Como consequência, elas possuem pouca profundidade de campo.

Abertura do diafragma

A abertura do diafragma influencia, também, na profundidade de campo. Quanto mais aberto (ou seja, valor f menor), menor é a profundidade de campo, de modo que o desfoque do fundo é maior, dando mais atenção ao objeto fotografado.

As lentes de câmera que têm maior abertura (f = 1.4 a 2.8) são consideradas as lentes claras, uma vez que elas captam mais luz, ideais para condições de pouca iluminação. Já as lentes com abertura acima de 5.6 são consideradas as lentes escuras, ótimas para fotos com larga profundidade — no entanto, precisam de iluminação externa para garantir uma imagem de boa qualidade.

Sensores Full frame X APS-C

As lentes são construídas pensando em um sensor ideal, de 35mm de diagonal — que são os famosos full frame. Nesse caso, os sensores full frame tem cerca de 1,5 (para marcas como Nikon ou Sony) ou 1,6 (para Canon) vezes mais espaço para projetar a imagem do que os modelos APS-C. 

O problema dos sensores APS-C é que eles impedem que o potencial da lente da câmera seja totalmente explorado. Perde-se, principalmente, no que diz respeito às opções de profundidade de campo e de enquadramento (uma vez que a lente tem o seu ponto de foco aumentado em sensores que não são 35mm). Além disso, os sensores que não são full frame apresentam muito mais ruído em situações desfavoráveis da luz. 

Outros aspectos

Além das características de fabricação de cada lente, é importante avaliar também se elas são lentes fixas (que não modificam a distância focal) ou se possuem zoom — normalmente, quando utilizado, a abertura máxima da câmera sofre alterações, dependendo da distância focal escolhida com o zoom e se a câmera possui foco e zoom automático e manual (ou se só apenas uma das opções). 

Sem falar que o peso e o tamanho da lente também devem ser levados em conta, uma vez que isso influenciará no uso e transporte da mesma. Vale lembrar também que, comprando lentes da mesma marca da câmera, aumentam as chances de uma imagem com maior qualidade.

Como você pôde perceber, não é preciso gastar muito dinheiro ou ter lentes de última geração para conseguir fotos incríveis. Tão importante quanto ter um equipamento de qualidade, é saber usá-lo. Basta entender o funcionamento e como cada uma delas opera para cada objetivo e usar o máximo da sua criatividade em suas fotos.

Agora que você conheceu a importância da lente da câmera para o resultado final da imagem, que tal saber um pouco mais sobre os equipamentos de fotografia certos para fazer fotos incríveis em viagens?