O mercado fotográfico oferece tantas opções que é difícil saber as particularidades de cada equipamento disponível. As lentes apresentam diferentes marcas, modelos, aberturas e distâncias focais. Com características bastante peculiares, a lente olho de peixe gera dúvidas sobre como usá-la da melhor forma possível. 

Neste artigo, vamos te explicar mais sobre esse tipo de lente, quais são as suas funções e aplicações e você vai descobrir que tipo de foto ela produz! 

O que diferencia a lente olho de peixe das lentes normais? 

A lente olho de peixe, ou fisheye, é uma supergrande angular. Isso quer dizer que seu ângulo pode variar entre 10 e 16mm. A distorção é sua principal característica, pois a imagem gerada mostra um campo de visão de 180°. 

Este fato permite incluir muito mais do cenário em uma única fotografia. Registrar uma cena com essa lente coloca todas as linhas retas em formato curvilíneo. Geralmente as lentes olho de peixe são fixas, mas existem opções no mercado com variação angular. 

A profundidade de campo é ampla, o que torna mais difícil focar em um assunto principal na frente e desfocar o restante. Isso te obriga a pensar em tudo que acontece ao redor. 

Existem diferentes tipos de lentes fisheye?

Sim, são as circulares e as full frame. As primeiras são as utilizadas nas DSLRs com sensor APS-C, que possuem fatores de corte mais acentuados. O efeito é uma imagem 180° quase circular, com as extremidades fortemente distorcidas. O assunto fotografado fica no centro de um fundo preto, que preenche a distorção. São usadas em situações mais extremas, como na captura da prática de esportes radicais. 

Já com as lentes full frame, usadas nas DSLRs com sensor de mesmo nome, apesar de capturar também os 180° de campo de visão, o resultado é uma imagem menos distorcida e que ocupa o quadro inteiro da foto. 

 

Para que tipo de fotografia ela é recomendada? 

Paisagem

Fotografar paisagem é um dos usos mais comuns deste tipo de lente. Muitos fotógrafos gostam do aspecto “planeta Terra” criado ao registrar horizontes. Os efeitos da olho de peixe podem ser amenizados na pós-produção.

Esportes extremos

Práticas esportivas radicais, como skate, saltos de bicicleta e surf são melhor registradas com as lentes fisheye. Elas proporcionam a sensação de imersão, colocando no mesmo quadro o atleta e o cenário. Inclusive, as câmeras GoPro, muito utilizadas para gravar e fotografar esportes, possuem lente com efeito olho de peixe.

Arquitetura

Os 180° capturados por essa lente mostram o interior de imóveis e veículos de forma mais completa. Apesar da distorção, muitos lugares se tornam interessantes por conter vários elementos em uma única imagem. Outra possibilidade é capturar mais de uma cena e construir panoramas de 360° na pós-produção. 

Multidões

Na cobertura jornalística a lente olho de peixe pode ser utilizada na cobertura de manifestações, por exemplo. A sensação de imersão e de contextualização são características que tornam a lente interessante. É possível dar um panorama e mostrar a dimensão do que está sendo fotografado. 

Fotografia artística

Apesar de ter sido usada nos últimos anos de forma mais técnica e formal, a lente olho de peixe agora tem aparecido em produções mais criativas. Fotógrafos de casamento são profissionais que têm se interessado pela angulação e enriquecido o portfólio com essa lente. Eles fazem retratos e registram cenas de festas, de grupos de amigos e dos casais.

Vale a pena comprar uma fisheye

Investir nessa lente ou em qualquer outro equipamento fotográfico sempre requer planejamento. Você deve pensar que tipo de foto pretende fazer e qual é seu objetivo, já que o investimento não será dos menores. É interessante que a olho de peixe seja uma lente complementar, e não a principal.

Quem busca algo mais acessível, pode pesquisar fabricantes como Tokina e Sigma, que oferecem equipamentos mais em conta e compatíveis com câmeras de outras marcas. 

Se você quer fotos criativas e com aparência totalmente diferente do que se vê com as lentes comuns, aposte na lente olho de peixe! Não se preocupe com a frequência de uso, porque depois de comprá-la, com certeza você vai saber quando e como utilizá-la. 

O que achou da lente? Conta pra gente nos comentários!

Fontes:
college.canon.com.br
photos.com.br
marcelaires.wordpress.com
pxwallpaper.com