A fotografia de moda é uma das áreas mais atraentes para o fotógrafo. Mas não é uma tarefa simples, o fato é que para ser fotógrafo de moda é necessário muito conhecimento e técnica em fotografia, edição de imagens, moda, maquiagem e muito mais. Neste artigo, você vai achar dicas, informações e principalmente inspirações para se tornar um fotógrafo de moda.

1- O que é fotografia de moda moda?

É a fotografia que abastece catálogos e revistas de moda. Registrar as tendências da próxima estação é algo que encanta todo profissional de fotografia. Essa área é muito próxima com a fotografia publicitária, ambas mostram produtos de uma marca, no caso da moda, seria a roupa. Mas possuem técnicas e conceitos bem diferentes para mostrar o assunto. Diferente de outros tipos de fotografia, a fotografia de moda geralmente é feita para mostrar coleções e tendência do mundo da moda.  

É  extremamente importante que o fotógrafo conheça o conceito da coleção, o público que ela vai atingir, objetivos e inspirações dos estilistas e da marca para  compor o cenário e harmonizar com as peças e assim, transmitir o conceito da marca.

 

 

 

 

 

 

 

 

2- O que é um editorial de moda?

O editorial de moda é o instrumento que os estilistas e as marcas  utilizam para apresentar seus produtos ao público. É um de fotos, normalmente em uma revista, que procura vender conceitos e comportamentos. No editorial de moda, a modelo tem um papel essencial, sua atitude e interpretação que vão mostrar a linguagem de moda, o conceito que a marca quer passar. Por isso, é muito importante também que o fotógrafo saiba direcioná-la.

 “O editoria, tem como principal requisito apresentar um conjunto de fotografias unidas por uma ideia, tema ou conceito, colocando marcas ou coleções em evidência de forma artística, sem necessariamente mostrar o produto como ele é de fato. O editorial de moda serve para divulgar novas tendências de mercado, inspirar produções e tornar as revistas mais dinâmicas. Diferentemente de um anúncio, o editorial de moda vende uma história, situação ou clima com o qual se deseja associar a roupa”.

     

3- Passos para você se tornar um fotógrafo de moda

  • Estudar muito sobre fotografia e o mundo da moda. É muito necessário ter habilidades e potencial para desenvolver as técnicas para se tornar um fotógrafo de moda, não é fácil, mas não é impossível.
  • Desenvolva suas habilidades com a fotografia e com a edição. O pós produção as vezes é tão importante quanto a fotografia em si.
  • Aprenda tudo o que puder sobre moda e arte. Se envolta, pesquise, vá em desfile, conheças os bastidores, e principalmente seja criativo.
  • Uma boa maneira de começar é fazer estágios em estúdios de fotografia ou em revistas de moda para ganhar experiência prática.
  • Networking é fundamental, faça contato com outros profissionais da indústria da moda, sempre que tiver a oportunidade.
  • Crie um portfólio do seu trabalho para mostrar aos clientes, faça até trabalho de graça se for o caso, para ter um bom portfólio.

 

4- Com o que o fotógrafo de moda pode trabalhar?

  • Fotografando editoriais de moda.
  • Fotografando catálogos de roupas.
  • Fotografando modelos e/ou atores para as agências.
  • Fotografando para bancos de imagens.
  • Fotografando para agências de notícias.
  • Fotografando beleza.
  • Fotografando retratos.
  • Foto para publicidade.
  • Prestando consultoria.
  • Ministrando cursos e workshops

 

5- Inspirações

Para quem está começando ou se interessa pela área, nada melhor do que buscar referências nos trabalhos de outros fotógrafos, como, por exemplo, as lendas Richard Avedon, Irving Penn, Helmut Newton e Guy Bourdin, ou grandes nomes da atualidade como Terry Richardson e Steven Meisel. No Brasil, Bob Wolfenson e Luis Crispino são famosos por seus editoriais de moda e ensaios para revistas. Abaixo uma lista, sem ordem de preferências, com o instagram para você seguir e se inspirar.

RICHARD AVEDON
STEVEN MEISEL
STEVEN KLEIN
GLEN LUCHFORD
ELLEN VON UNWERTH
MARIO SORRENTI
MARIO TESTINO
BOB WOLFENSON
MARK ABRAHAMS