Usar o seu nome como marca ou criar uma marca para o seu negócio é um tópico que aparece frequentemente em debates entre fotógrafos. Escolher um nome para o seu negócio, parece tão fácil, mas às vezes é uma tarefa  muito, muito difícil.  O NicePRO , vai te ajudar nesta tarefa e descrever as vantagens e desvantagens na escolha do nome para o seu negócio.

Vantagens e desvantagens de utilizar o próprio nome

Vantagens:

1) As pessoas se conectam e compram de pessoas. Em certos mercados, como família e newborn, os clientes preferem tratar com “pessoas” a “empresas”;
2) Mostra um alto nível de confiança. Ao usar seu próprio nome, você está se conectando totalmente ao seu negócio e à sua reputação;
3) Maior facilidade de divulgação, pois seus amigos e conhecidos o indicarão pelo nome;
4) Pressupõem um trabalho mais autoral e único;

Se você pretende ser forte em vista da diferenciação autoral e do contato próximo e personalizado com seus clientes, o caminho é usar o próprio nome.

Desvantagens:

1) Se você está preocupado com a privacidade ou não gosta particularmente do seu próprio nome, considere operar sob um pseudônimo. 
2) Todas as demandas são direcionadas ao fotógrafo, pois cliente quer falar, tratar, negociar, tudo com ele;
3) Maior dificuldade na expansão, pois uma equipe enfraquece essa relação pessoal;
4) Negócio encerra-se na pessoa, impossibilitando criação de outros pontos de venda, inclusive limitando a longevidade. 

Vantagens e desvantagens de criar uma marca

Vantagens:

1) Permite expansão e diversificação do negócio, que pode funcionar inclusive independente do fotógrafo original;
2) Criação de equipes para diferentes áreas é viável e colabora para ampliação de valores;
3) Maior longevidade de negócio e liberdade para o criador do negócio.

Já os que desejam  criar equipes, com um negócio que pode ser expandido, ou mesmo que pretendem viver da renda do negócio, devem optar pela marca comercial.

Desvantagens

1) Necessidade constante de investimento em reforço de marca, para que seja lembrada e indicada pelos clientes;
2) Maior dificuldade de atuação nos mercados que privilegiam “fotógrafos pessoais”;
3) Menor ou nenhuma força no apelo autoral das imagens.

 

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Referências:
ongoingpro.com
christinetremoulet.com