Os vencedores do iPhone Photography Awards desse ano, que premia as melhores fotos tiradas com iPhone conta com um brasileiro. O fotógrafo campo-grandense Gabriel Ribeiro foi o vencedor da categoria Retrato na décima edição do concurso internacional.

Separamos as melhores em todas as categorias, para mostrar para vocês.

1. Vencedor do Grande Prêmio

O fotógrafo norte-americano, Sebastiano Tomada, foi o grande vencedor do prêmio. A imagem intitulada “Children of Qayyarah” foi tirada em Qayyarah, no Iraque, em 4 de novembro de 2016, que mostra crianças que vagam pelas ruas, depois que militantes da IS incendiaram poços de petróleo na cidade. A imagem foi capturada com um iPhone 6s. 

2. Categoria Fotógrafo do ano 

O fotógrafo irlandês Brendan O Se ficou em primeiro lugar na categoria principal por seu retrato de mãos intitulado “Dock Worker”

“Eu atirei nesta foto numa foto de manhã cedo ao redor das docas em Jacarta, em abril de 2016. Estas eram as mãos de um trabalhador do porto que estava tomando uma pausa. Fiquei impressionado com a textura criada pela sujeira acumulada em suas mãos “.

 3.  Categoria: América, eu sei.

Feita por Juan Carlos Castañeda – Astoria NY, Estados Unidos.

“Essas fotos foram tiradas em 5 de dezembro de 2016 em Standing Rock, North Dakota. Naquele dia, os protetores de água, as pessoas que defendiam a tribo Sioux deveriam ser despejadas pelo Departamento do xerife do condado de Morton. Milhares de veteranos vieram em auxílio daqueles de nós que protestavam. Eles nos disseram que prometeram proteger este país de todos os inimigos, estrangeiros e domésticos. O presidente Obama anunciou que o Dakota Access Pipeline teve que ser interrompido até uma investigação foi feita. Os veteranos ainda marcharam naquela tarde e se certificaram de deixar todos saberem que estavam lá ajudando a proteger o Standing Rock. A Mãe Natureza pisou naquele dia com uma tempestade de neve de 40 a 50 mph com temperaturas de -30F. O auge da tempestade e a marcha foram capturados com a foto que foi selecionada para o primeiro lugar. Todos ficaram até que fisicamente era impossível continuar. Pouco depois da foto tirada, todos tiveram que voltar para o acampamento e os oficiais do outro lado da ponte tiveram que sair também. Foi um grande lembrete de quem realmente estava no comando “. Feita por IPhone 7 Plus

  4. Categoria Abstrato

Feita por Christopher Armstrong. Ele possui um BFA em Fotografia e ensinou mídia digital em Collage of Fine Art. Sua imagem vencedora é tirada em Looking Glass Bay, Gladesville, Austrália.

“Sempre procurei conectar-me ao espectador com noções de beleza e sublime e isso continuou a moldar a minha imagem. Estou me esforçando para capturar os tons luminosos da luz, que brilham e transportam. Espero tocar o espectador com uma beleza simples, mas também para me conectar à história da arte fazendo como referência e estou inspirado por outros praticantes “.

5. Categoria Animais

Feita por Francesca Tonegutti. Ela é uma arquiteta e uma entusiasta da fotografia com o iPhone. Vive em Milão, na Itália. Gosta de tirar fotos de edifícios, paisagens, cavalos e outros belos animais, de modo a capturar momentos que se sentem mágicos e contar uma história sem usar muitos filtros.

“A foto é filmada após um dressage-clinique no estábulo” Cuadra de la luz “em Chiclana de la Frontera, Andaluzia, Espanha. O cavalo na foto é meu cavalo, Yeguizo. Ele estava descansando e se secando ao sol, olhando para mim. ” Utilizou umIPhone 6

 6. Categoria Arquitetura

Feita por Paddy Chao. Ele mora em Taipei, Taiwan e adora viajar. Gosta de capturar momentos em suas jornadas e sua vida diária. Tem paixão por fotografia documental, de rua e retratos.

“Esta foto foi tirada quando eu estava viajando na Índia. Chand Baori consiste em 3.500 passos estreitos em 13 andares. Estende-se aproximadamente 30 metros para o chão, tornando-se um dos mais profundos e maiores avanços da Índia. Eu maravilhei esses passos e sombras elegantes, tirei imediatamente minha câmera e capturei essa bela cena antes de ter desaparecido “.

7. Categoria Crianças

Feita por Szymon Felkel. Ele mora em Edimburgo, na Escócia. Trabalha como designer gráfico e designer de movimento. Adora ir a lugares diferentes e em busca de imagens interessantes com o iPhone.

“A foto intitulada” curiosidade infantil “foi tomada em agosto de 2015 em Nova York na Praça do Tempo”

8. Categoria Floral

Feita por Sidney Po. Mora em Cebu, Filipinas, ele é um fotógrafo autodidata e vem tirando fotos há quase 40 anos. 

“Cerca de 20 km ao sudeste da cidade de Cebu, onde moro, é a cidade de Cordova, que pertence à Ilha de Mactan.Este lugar tornou-se uma atração turista (tanto local quanto estrangeira), especialmente à noite, quando todas as rosas LED brancas se iluminaram “.

9.  Categoria Paisagem

Feita por Christian Horgan. Ele trabalha com cinema, televisão e rádio como produtor e apresentador. Ele está baseado na Austrália Ocidental, com seu trabalho de seleção nacional e em todo o mundo. Christian tem a oportunidade de capturar imagens dos locais de filmagens para onde ele viaja, mas muito do que fotografa é uma tomada única sobre o que ele encontra na vida cotidiana. Ele é todo sobre usar seu iPhone para ver o mundo em uma luz diferente.

Singing Rock
“Eu capturei essa imagem na região de Margaret River, na Austrália Ocidental. É a minha segunda casa, e um dos lugares mais espetaculares da terra. Isto foi tomado na costa em Wyadup Rocks, e é chamado Singing Rock. Eu estava nadando lá com a família quando fiquei atraído pelo som de sua música enquanto o vento assobiava e precisava capturar essa imagem “.

10. Categoria Estilo de Vida

Feita pelo jornalista Nick Trombola. A fotografia é um dos seus grandes interesses e passatempos. 

“Eu fui em uma viagem de esqui a Telluride, Colorado no inverno passado com alguns amigos. Na segunda manhã, já estávamos fora antes que as trilhas fossem abertas para o dia, então fomos um dos primeiros grupos no elevador. A neve era perfeitamente branca e, na maior parte, não perturbava porque as únicas pessoas que estavam na montanha antes de nós eram moradores locais que tinham casas mais altas do que o nosso hotel. Em nosso caminho, passamos por um grupo de três esquiadores, e eu acredito que eles contrastam tão bem contra a neve e os nossos esquis em primeiro plano que rapidamente tirei meu iPhone da minha jaqueta e peguei o tiro “.

11. Categoria Natureza

Feita por Aaron Sandberg, de Chiacago.

“Peguei essa foto no final de junho de 2016, enquanto na Sigtuna, na Suécia. Eu usei meu antigo iPhone 6s (câmera nativa) e fiz um pouco de pós-processamento leve com Snapseed, Photoshop Fix e VSCO. Esta foto não precisava de muita edição ao contrário de alguns dos meus outros – a natureza fez a maior parte do trabalho aqui. Este foi o melhor tiro de talvez uma dúzia de capturas “.

12. Categoria Notícias/Eventos

Samuel Nacar é um jovem fotojornalista que vem cobrindo cristianismo migrante nos últimos 4 anos. Samuel começou em Melilla em 2014, onde teve sua primeira experiência com a migração, depois de fazer um estágio por três meses em “El País”. Mais tarde, ele cobriu os migrantes espanhóis em Londonm e em setembro de 2015 foi para Lesbos onde passou seis meses, depois Idomeni, onde passou dois meses mais. Seu trabalho mais recente abrangeu o despejo de migrantes de Calais, em outubro de 2016. 

Os nômades da Europa
“, na segunda-feira, 24 de outubro, iniciaram o despejo do maior campo migratório na Europa denominado The Jungle, localizado no norte da França, apenas a 5 quilômetros da cidade de Calais. Na quarta-feira, 26 de outubro, o campo foi incendiado e milhares de imigrantes tiveram que sair, alguns deles foram transferidos enquanto outros não o estavam. Nesta fotografia, você pode ver milhares de migrantes serem expulsos do campo devido a muitos incêndios “.

13.  Categoria Outro

Feita por Darren Boyd. Ele é um designer gráfico baseado em Londres e um fotógrafo de retrato freelance que adora contar histórias através da comunicação visual. Para Darren, a parte mais agradável de fazer fotografias é pós-produção, onde sua criatividade ganha vida, ele pode criar a atmosfera que ele imaginou ao disparar.

“Esta foto, Late Night Dumpling Run, foi tomada na China Town, Londres, no célebre Ano Novo Chinês, 29 de janeiro de 2017.”

14. Categoria Panorama

Novamente Nick Trombola aparece na lista.

“Esta foto foi tirada no cemitério americano na Normandia, na França, em março de 2016, como minha melhor tentativa de fazer justiça. Existe uma espécie de qualidade indescritível e transcendente para o memorial que nunca senti realmente em nenhum outro lugar. Continua a ser hoje o lugar preferido que já estive, e a forma como o sol reflete as lágrimas brancas perfeitas nesta foto sempre me lembra o sentimento de totalidade que tenho quando vou lá “.

15. Categoria Pessoas

Feita por Dina Alfasi. Ela é de Israel e  está constantemente procurando por momentos que transmitem uma emoção ou história.

“Eu tiro principalmente cenas de rua e retratos, tentando capturar momentos íntimos. Todos os dias vou trabalhar de trem e ônibus. Por duas horas todos os dias eu estou em um lugar com pessoas diferentes. No começo, para passar o tempo, eu estava apenas observando-os e tentando adivinhar para onde eles estavam indo, o que eles estão lidando, ou quais são suas histórias. Juntamente com esta observação, notei momentos íntimos e então comecei a tirar fotos e fiquei surpreso com o resultado “.

 16.  Categoria Retrato

Feita por Gabriel Ribeiro. Ele é fotógrafo de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

“Esta foto foi tirada em janeiro desse ano, minha tia veio da Bahia para Campo Grande e meu primo estava comigo quando tive a idéia de fazer uma foto dele, fomos até a janela mais próxima e começamos a fotografar com luz natural . Meu principal objetivo era capturar a profundidade que um olhar pode alcançar, especialmente quando se trata de crianças. Usei o aplicativo Lightroom Mobile, juntamente com Snapseed para obter o resultado final “.

17. Categoria Série

O Dr. Joshua Sariñana nasceu em San José, Califórnia. Ele obteve seus diplomas de neurociência na Universidade da Califórnia, Los Angeles e no Massachusetts Institute of Technology. Sariñana teve uma exposição individual no Museu de Fotografia de Griffin, mostrado no Centro de Fotografia de Houston, Photoville e o Centro de Fotografia de Belas Artes. Seu trabalho foi reconhecido pelos Sony World Photography Awards, o PX3 Prix de la Photographie Paris e os Prêmios Head On Photo. Além disso, o trabalho de Sariñana foi apresentado em Buzzfeed, The Huffington Post e Time. Uma de suas imagens também foi licenciada para um anúncio comercial do iPhone 6. Sariñana publicou escritos sobre a interseção de fotografia, neurociência e cultura nos periódicos de fotografia. Não tire fotos e A visão inteligente. Sariñana atualmente reside em Cambridge,

“Eu sempre tenho pelo menos uma câmera comigo em todos os momentos, e agora que eu tenho uma criança a maioria das minhas imagens são feitas entre trabalho e casa. Porque eu trabalho do outro lado da rua do Stata Center – que contém o Laboratório de Ciências da Computação e Laboratório Artificial (CSAIL) e Departamento de Lingüística e Filosofia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts – eu encontro o prédio várias vezes ao dia. É um edifício fácil de atirar, na medida em que se presta à fotografia, e constantemente toco com gente tirando uma foto dele. No entanto, é difícil criar uma imagem única do edifício que se destaca da infinidade de fotos on-line “.

18. Categoria Still Life

Feita por David Hayes. Ele é fotógrafo, artista de mídia mista e explorador da vida. O trabalho de HIs expressa suas experiências de vida e sua tomada de coisas ao seu redor.

Over
“Eu tenho trabalhado no gênero still life nos últimos anos e como vinhetas de estilo como esta. Eu tinha visto recentemente várias outras imagens que usavam uma vela fumegante e queria ver o que eu poderia fazer com esse conceito “.

19. Categoria Pôr do sol

Feita por Kuanglong Zhang. Ele é um fotógrafo freelancer que vive na cidade de Shenzhen, na China.

“O pôr-do-sol e o Templo de Ouro em Amritsar aumentam o brilho e a beleza um para o outro. A ondulação na água parece ser formada por aletas de asas das pombas. Eu acho que a fotografia é derivada da vida, e somente as pessoas que amam a vida podem tirar uma foto de temperatura “.

20. Categoria Viagens

Feita pela Jen Pollack Bianco. Ela é fotógrafa e blogger de viagem com sede em Seattle. Ela dirige o blog de viagem de luxo My Life’s a Trip . Suas imagens de fotografia móvel apareceram em todos os lugares, desde capas de revistas (incluindo TIME e Mobiography), sites populares (Buzzfeed, Mashable) até a campanha Apple Shot na iPhone 6. Ela é formada pelo programa Peter Stark da USC e pela Escola de Artes Tisch da NYU.

“Eu atirei nesta imagem em uma ponte nas Ilhas Lofoten da Noruega com vista para Reinefjord em direção a Olstinden. As cabines vermelhas são casas de pesca tradicionais. Eu tento me afastar de minha zona de conforto fotograficamente algumas vezes por ano, e este ano eu fui para o Ártico em fevereiro. Peguei esse tiro logo após o nascer do sol durante uma tempestade de neve. As cores mudaram a cada poucos minutos, e a queda de neve foi pesada às vezes, mudando a mudança de velocidade dramaticamente de minuto para minuto. Era uma situação clássica “aguarde a luz”. Era incrivelmente atmosférico e bonito, mas muito frio e ventoso. Eu tirei essa imagem usando o aplicativo de câmera nativo no meu iPhone 7 plus. A luz era linda e eu usei um toque do filtro Instagram.

21. Categoria Árvores

Feita por Magail Chesnel. Ela é um artista, pintora e fotógrafa autodidata. Nascida em Versalhes e nativo da Bretanha, França, vive e trabalha em Genebra, na Suíça.

“Os ventos tormentosos atravessaram a Europa neste inverno, com temperaturas siberianas transformando árvores em maravilhoso show de gelo em Versoix, uma pequena cidade próxima de Genebra, na Suíça. Depois de uma conjunção de frio intenso (de -10 a -18 graus centígrados), com ventos muito fortes, soprando a mais de 100 kmh, as ondas do Lago Leman ficaram tão severas que passaram sobre os diques e as gotículas imediatamente congelaram tudo o que tocavam , Incluindo as árvores. Braving o chão congelado, tirei essa fotografia, de manhã cedo.

Estou constantemente impressionado com as formas pelas quais a Natureza pode criar belos desenhos e composições. Eu realmente gosto de ter a flexibilidade de esticar minhas asas, a fim de explorar todos os momentos que a vida tem para oferecer à fotografia. Quando o momento é capturado, causar uma emoção é o meu objetivo final “.