Para quem respira fotografia, visitar um lugar incrível é um excelente pretexto para fazer fotos incríveis, mas existem alguns itens além da máquina fotográfica que podem viajar com você para potencializar a qualidade do seu trabalho. Bons equipamentos e muita criatividade podem garantir um resultado inesperado e lucrativo para você. Veja os itens que não podem faltar na bagagem de um fotógrafo quando se está ávido por novos cenários:

Procure por imagens do local antes de sair de casa

Conhecer as possibilidades que o próprio local oferece é muito importante antes de começar a organizar sua mala. Veja em qual período do dia foram feitas as melhores fotos. Procure por detalhes não captados nessas fotos — pode ser que você consiga diferenciar seu trabalho daqueles que você viu apenas voltando o seu olhar para um detalhe ou um ângulo diferente. Pense nas possibilidades de fazer imagens ainda melhores do que as que você está encontrando em sua pesquisa!

Lembre-se: quem vai ter que carregar a mochila é você

Levar tudo o que quer na bagagem é bem diferente do que levar apenas o que precisa. Afinal, quem vai ter que carregar todos os equipamentos é você — a menos que leve consigo um assistente. Estar bem guarnecido de equipamentos garante bons registros, mas se cansar pelo excesso de peso ou pela falta de mobilidade pode impedi-lo de explorar paisagens ou pontos turísticos por mais tempo.

Faça boas escolhas e dê vazão à criatividade

Tudo pronto? Aproveite o que o cenário pode te oferecer para tornar suas fotos incríveis. Tanto a iluminação ambiente ou artificial, quando bem aproveitadas, podem auxiliar na busca pelo clique ideal. Aproveite também para incrementar cenários e estar atento a qualquer artifício que possa tornar seus cliques mais interessantes. Converse com os moradores locais. Além de dicas importantes, eles podem ser protagonistas de registros memoráveis. Mude seu olhar: o genial pode estar no comum, quando captado com sensibilidade.

Os equipamentos de fotografia que não podem faltar na sua mala

Lentes

50mm, a queridinha dos fotógrafos. Ela surpreende em ambientes com pouca iluminação e faz retratos nítidos e com belos contrastes. Além dela, é importante levar lentes que ofereçam uma abertura legal e um zoom que literalmente amplie sua visão. Uma lente 18mm-200mm, por exemplo, pode ser uma boa sacada.

Flashes e rebatedores

Flashes embutidos têm o alcance bastante limitado. Em contrapartida, flashes externos vão te demandar mais espaço na bagagem. Rebatedores são uma boa pedida para viagens por serem leves e baratos (lembre-se da sua pesquisa prévia e avalie se são mesmo necessários).

Tripés e companhia

Leve o que achar mais leve, mas certifique-se de que o equipamento aguenta o peso da câmera e das lentes. Não se esqueça de medi-lo para que ele não se torne um incômodo para você carregar por aí. Considere também que um monopé também pode te servir bem. A escolha sempre vai depender do tipo de foto que você gosta de fazer.

Filtro e parasol

Filtros polarizadores são um grande passo para te aliviar na hora de tratar suas imagens. O parasol é leve e pode salvar uma foto feita sob luz diurna. Vale a pena levá-lo porque, além de corrigir suas fotos, ele também protege sua lente.

Artigos de limpeza

Um paninho de microfibra e um cotonete podem salvar suas imagens e seus equipamentos e, além disso, cabem no seu bolso.

Antes de viajar, experimente os equipamentos de fotografia que tem em mãos. Leve apenas o essencial e sinta-se livre para criar um portfólio tão incrível quanto sua viagem. 

Quais os itens que você não deixa pra trás na hora de colocar os pés na estrada? Compartilhe com a gente!