O que você espera da fotografia? Aprender a fazer fotos mais bonitas? Conhecer as técnicas e aprimorar o seu hobby? Deseja profissionalizar-se e tornar ela a sua profissão? As respostas para estas perguntas vão definir qual é o melhor caminho a seguir na hora de escolher entre um curso ou aprender fotografia por conta própria.

Antes de abordarmos as vantagens de cada etapa desse processo de aprendizado, tenha em mente que o aprendizado se dá por diversas maneiras. Você só deve escolher aquela que considera mais confortável e fácil para absorver. A seguir, conheça as principais vantagens do autoaprendizado da fotografia e sobre os cursos da área.

O início da paixão pela fotografia

Você gosta de fotografar alguns momentos, seja com a câmera do celular ou com uma câmera fotográfica. De repente você ouve um elogio sobre a qualidade das suas fotos. A sua curiosidade te leva a experimentar outros ângulos, outras maneiras de ver o mesmo objeto. Chega o momento em que você compra uma câmera melhor e com mais funções, resolve explorá-la e as dúvidas começam a surgir.

Cursos

Ter um professor para transmitir todos os conhecimentos que você absorveria vendo muitos materiais na internet ou lendo em diversos livros é mais fácil do que aprender por conta própria. Os cursos são estruturados em uma continuidade que ajuda a aumentar a curva de conhecimento dos alunos. Se você pode investir em um curso, invista. Em alguns existe a opção de fazer por módulos, assim você consegue se programar financeiramente melhor.

Curso superior

Se você deseja apenas aprender, a faculdade não seria a melhor opção para você. Acima, nos demais tópicos, você consegue absorver tanto conteúdo quanto em uma faculdade. Esta destina-se mais à quem deseja o diploma, além de ter uma grade curricular mais completa que envolve a fotografia e tudo que está ligada a ela, como a parte de edição de imagens também.

Aprendizado por conta própria

Se você não pode investir em um curso e deseja aprender por conta própria, aqui vão algumas dicas importantes para que você possa absorver mais conhecimento a respeito da fotografia:

O manual da câmera

Sim, ali tem muita informação. O manual apresenta todas as funções da sua câmera. Alguns chegam a ser tão completos que equivalem ao nível básico de um workshop de fotografia.

Vídeos no Youtube

Existem canais especializados em fotografia, que ensinam tudo passo a passo. Basta buscar pelos canais, escolher aquele com a melhor didática e acompanhá-lo.

Livros de fotografia

Os livros de fotografia deixaram de ser tão técnicos e passaram a abordar o assunto de maneira mais fácil para se compreender. O básico da fotografia é igual em qualquer curso, portanto você consegue aprender ao ler atentamente um bom livro.

Praticar, praticar e praticar

Não existe exercício melhor do que a prática. Aprendeu que o ISO baixo é utilizado em condições naturais de iluminação? Faça um teste com ele durante a noite. Veja o resultado, experimente!

Workshops

Sentiu falta de uma pessoa te explicando? Procure por um workshop de fotografia. Você não precisa pagar fortunas para ir a um workshop, pois quem vai ser o palestrante está lá para dividir conhecimento. Se o valor for muito alto, vale mais a pena pensar em guardar esse dinheiro para comprar equipamentos ou fazer um curso com duração maior.

E então, decidiu cursar um curso de fotografia ou aprender por conta própria? O mais importante é que você entenda que o conhecimento pode ser adquirido em qualquer lugar. Tudo é válido quando se quer aprender, porém o melhor é buscar uma forma que caiba no seu bolso e que esteja de acordo com as suas expectativas e anseios.

Deseja ficar por dentro de outros conteúdos e dicas como essas? Curta a nossa página no Facebook e fique de olho nas nossas ofertas e novidades.