Se fotografia é a escrita a partir da luz, é de esperar que existam várias ferramentas que possibilitam, ao fotógrafo, o controle da exposição da luz no resultado final. Uma dessas ferramentas é o ISO, que significa “International Organization for Standardization”, de modo que essa sigla é utilizada em vários segmentos que precisam de padronização internacional. Sendo assim, o ISO na fotografia indica, especificamente, a sensibilidade — do sensor ou do filme — à luz.

Ter o domínio do ISO na fotografia garante imagens incríveis e muito menos trabalho na hora de finalizar a foto. Por isso, no post de hoje, daremos algumas informações para te ajudar com essa ferramenta. Confira!

Os valores de ISO

Os valores costumam variar na seguinte escala: 100, 200, 400, 800, 1600, 3200 e 6400. No entanto, a evolução das câmeras é veloz, assim como quase todas as tecnologias, e existem modelos com valores menores ou maiores que esses.

Se o ISO indica a sensibilidade à luz, isso significa que, quanto mais luz no ambiente, menor deve ser o ISO. Logo, se o ambiente tiver escuro, basta aumentar o ISO para que o sensor capte melhor a imagem.

Ruído e granulação

Resolver o problema de baixa iluminação na cena pode parecer fácil, mas aumentar o ISO tem consequências. A granulação presente nas fotografias antigas é substituída pelo ruído, em pixels, nas  fotos realizadas com câmeras digitais.

Quanto maior a sensibilidade à luz, mais ruído a foto apresenta, podendo diminuir a nitidez da imagem e também o contraste, uma vez que os contornos dos objetos ficam mais suaves. Esse tipo de problema não é tão fácil de resolver no tratamento de imagens, podendo até mesmo comprometer e arruinar as suas fotos.

As marcas fabricantes de câmeras e lentes trabalham para que a qualidade da foto seja cada vez menos comprometida pelos valores do ISO. Caso você tenha modelos mais novos, provavelmente o ruído não será tão desastroso assim. 

Exposição da luz

Apesar do ideal ser equilibrar as ferramentas para adquirir uma fotometria perfeita, sem que ocorra excesso ou falta de luz — isso é, sem que a fotografia esteja estourada (escura demais ou clara demais) —, às vezes esse efeito é desejado na foto e, nesse caso, o ISO pode ser um grande aliado.

Principalmente quando estamos fotografando em ambientes com pontos de muita luz e de sombra, é importante se concentrar para que seu objeto principal esteja em foco. Superexposição ou subexposição do fundo, caso ele não seja importante, pode, na verdade, acabar dando um efeito interessante para a foto.

Desde que seja intencional e consciente, brincar com os valores de ISO de maneira criativa vai proporcional fotos bastante originais!

Algumas dicas para ISO na fotografia

Fotometria

Os valores do ISO devem ser a primeira escolha a ser feita e última a ser mudada. Se, depois de alteradas a velocidade e a abertura, de acordo com sua intenção na fotografia, ainda estiver escuro, aí sim é hora de aumentar o ISO.

Tripé

Em situações de pouca luz, utilize um tripé, o que possibilitará uma velocidade mais baixa (mais captação da luz). Caso não tenha tripé, você pode usar qualquer apoio fixo. O importante é que a câmera esteja absolutamente parada.

Preto e branco

Em algumas situações, o ISO terá de ser alto e a foto ficará com bastante ruído. Se for possível, uma dica é tratar a foto e colocá-la em preto e branco, uma vez que a granulação pode servir como efeito muito bem-vindo nessas fotos, por lembrar as fotografias tiradas no passado.

Prática

Na fotografia, a prática é o que leva à perfeição e às novas possibilidades. Quanto mais você treinar seu olhar para identificar os valores de ISO ideais para cada ambiente, mais eficiente será o seu desempenho na hora de fotografar — e maiores as chances de você inovar e ser criativo.

O ISO na fotografia é apenas um dos pilares para uma fotometria perfeita. Para fotos incríveis, como você pôde perceber, é preciso dominar, também, a abertura do diafragma e a velocidade do obturador. Agora que você já está familiarizado com o ISO, que tal saber algumas dicas de iluminação para fotografia?