De uns tempos para cá, se tornou muito mais fácil o acesso a equipamentos fotográficos de alto nível. Muitas pessoas chegaram até a viajar para o exterior para comprar equipamentos profissionais com preços mais baixos. O sonho que antes era distante se tornou real. 

Mas, junto com isso veio um problema. Por mais que a maioria dos dispositivos venha com garantia, muitas vezes é inviável utilizá-la, caso aja algum problema, porque o fotógrafo não se pode dar ao luxo de esperar meses para que a sua ferramenta de trabalho vá fazer uma viagem no exterior. Sendo assim, cuidar bem dos seus apetrechos é uma necessidade.

Veja algumas dicas incríveis para fazer a manutenção do seu equipamento fotográfico e não precisar depender de garantia.

1- Tenha os acessórios básicos

Alguns acessórios são indispensáveis para manter o seu equipamento em um bom estado de uso. Eles servem tanto para proteger seu equipamento, quanto para realizar uma limpeza regular. Confira os principais que você não pode deixar de ter:

  • Borrifador de ar – Tem a função de retirar a poeira superficial de locais mais sensíveis, como a lente e o sensor da câmera, prevenindo que sejam arranhados pela a ação de outros utensílios;
  • Pincel pequeno – Serve para realizar a limpeza mais externa e para alcançar locais difíceis, como reentrâncias;
  • Lenço de microfibra – Finaliza o processo de limpeza iniciado pelos outros acessórios. É usado principalmente para limpar a superfície das lentes;
  • Filtro UV – A função oficial desse acessório é a de reduzir a incidência de raios UVs no sensor da câmera. Mas, outra função que ele adquiriu com o tempo foi a de proteção da lente. Sendo uma camada a mais para receber dedos, areia, sal e sujeira no lugar da lente.

2- Armazene corretamente o seu equipamento fotográfico

O seu equipamento deve ser sempre guardado em lugares arejados e ventilados, nunca em armários fechados, gavetas de roupas ou cofres. Locais escuros e que tendem ao acúmulo de umidade são espaços para serem evitados, isso porque essas características atraem fungos, e você não vai querer fungos se proliferando no seu equipamento. 

Sendo assim, evite também manter o seu material muito tempo dentro de malas e cases. Eles são eficientes para a segurança no transporte, porém por um período prolongado se tornam um excelente criadouro de fungos. Acostume-se a deixar seus cases e malas abertos no sol, de vez em quando.

3- Faça limpeza periódica

Manter o seu equipamento limpo não é só um capricho de fotógrafos organizados, mas sim uma necessidade para quem quer estender a vida útil dos seus equipamentos fotográficos. Uma lente, por exemplo, não tem ao certo um prazo de validade definido. Se bem cuidada pode durar por gerações, e como sabemos bem o preço que uma lente pode ter, é uma boa ideia realizar uma limpeza periódica. 

Portanto, crie o hábito de sempre que retornar de um ensaio fotográfico, realizar uma limpeza ao menos básica da sua lente. Principalmente, se a locação tiver sido um local de praia. Começa a limpeza com o borrifador, para tirar a sujeira mais grossa, depois passe o pincel e por fim o pano. O mesmo vale para o corpo da câmera. Sempre que possível, dê uma geral para retirar poeira e marcas de dedos. Tenha uma atenção especial nos conectores, pois com acumulo de gordura podem acabar oxidando.

Dicas práticas:

  • Faça as trocas de lente sempre com o corpo virado para baixo, evitando assim entrar poeira no sensor;
  • Evite limpar a poeira do equipamento assoprando;
  • Limpe as tampas sempre que possível;
  • Não improvise soluções de limpeza. Se você não souber resolver, procure uma assistência especializada.

Realizando uma manutenção correta e recorrente, você conseguirá estender a vida útil do seu aparelho e valorizá-lo para possíveis vendas futuras.

Então, agora que você já sabe como realizar a manutenção do seu equipamento fotográfico, não precisa mais ter medo de levá-los a lugar nenhum. Aprenda como o escolher o equipamento certo para se levar numa viagem.