Fotografar família é fazer parte de momentos únicos e você deve se preparar para tal função. Afinal, foi depositada confiança no seu trabalho como fotógrafo. Antes de tudo, é necessário que o profissional converse com o cliente para entender o que ele espera do ensaio fotográfico e as suas preferências estéticas.

Quer saber como ter um resultado de sucesso? Confira agora sete dicas que preparamos para o seu trabalho ficar lindo e profissional.

Procure bons cenários

Registrar momentos de família exige que o fotógrafo escolha lugares que são importantes para essas pessoas. O jardim onde a família se reúne ou o parque de todo sábado podem deixar as fotos excelentes. Se a mãe ou o pai costuma brincar no chão do quarto dos filhos, vale fazer o registro também. O importante é ter e passar essa emoção.

Tenha paciência com as crianças

Em geral, as fotos de família incluem crianças, e nós sabemos que elas podem ficar facilmente entediadas. Para tirar essas situações de letra, o ideal é que o fotógrafo não pressione os pequenos. Em vez de pedir para a criança olhar para a câmera, por exemplo, tente fazer uma piada ou uma brincadeira e conseguir um sorriso espontâneo e sincero. Se os estímulos não adiantarem, dê à criança o tempo de que ela precisa.

Busque a espontaneidade

Conduza o ensaio para que a família fique o menos posada possível. As melhores fotografias são as das brincadeiras, dos carinhos inesperados e dos sorrisos de verdade. Deixe a família à vontade para usar todos os espaços e se mover como quiser.

Procure usar a luz natural

Essa é uma dica batida, mas é sempre bom lembrar que o flash deixa a imagem “dura” e artificial, além de ser capaz de reflexos terríveis. Fotografar usando a luz natural é a melhor pedida.

Prepare a sua câmera

Na véspera, deixe o seu material higienizado e separado. Não existe ensaio de família feliz que resista a um fotógrafo atrasado e perdido no próprio equipamento. Cheque todas as configurações de sua câmera, deixe preestabelecidos ISO, tamanho da imagem, tempo de exposição, entre outros detalhes.

Mostre-se seguro

Você não precisa ser arrogante, apenas não transpareça algum tipo de insegurança, caso contrário os fotografados ficarão inseguros também. Por mais negativo que seja o que você queira falar, reformule a frase de um jeito positivo. Em vez de dizer “Essa pose não está legal”, diga “Isso, vamos tentar outras posições”. Os elogios transformam a energia do ensaio, o que certamente aparecerá no resultado final.

Conduza o ensaio, mas saiba ouvir ideias

Nós sabemos que o profissional é você e que o fotógrafo, com sua experiência, sabe o que pode ou não funcionar em um ensaio fotográfico. No entanto, o entrosamento e a sintonia entre as pessoas da família podem resultar em ótimas dicas.

Destaque-se

A concorrência no ramo de fotografia é grande e nem sempre é fácil sobreviver de lentes e câmeras, mas existem formas de se destacar, garantir novos clientes e continuar fidelizando os antigos. A primeira coisa é buscar sua identidade no ensaio fotográfico familiar. Essa descoberta nem sempre é fácil e é natural de todo profissional, mas tente identificar uma coerência em seus ensaios. Se você perceber que em seus trabalhos existem algumas características predominantes, concentre-se nelas. Cada dia mais as pessoas procuram por profissionais criativos e ousados.

Não esqueça que um bom fotógrafo está sempre se atualizando e se especializando, por isso estude. Leia blogs de profissionais, frequente workshops e treine, treine muito. Além de enriquecer sua bagagem fotográfica, estar sempre circulando entre profissionais do ramo vai aumentar seu networking e suas chances de conseguir cada vez mais trabalhos. Boa sorte!

E aí? Sente-se mais preparado? Aproveite e curta nossa página do Facebook para ficar por dentro de mais dicas sobre fotografia e ensaios fotográficos.