No começo da carreira, muitos fotógrafos ainda têm dúvidas quanto aos serviços que podem ser oferecidos e como transformá-los em algo rentável. Viver só de fotografia é o desejo de quase todos os fotógrafos, mas sabemos que isso não é algo fácil de ser alcançado. 

Contudo, ao ampliar o leque de atuação e agregar qualidade aos seus produtos e serviços, você consegue ganhar dinheiro com fotografia. Confira, agora, 7 modalidades e dicas para que isso aconteça o mais rápido possível!

1. Diversifique o seu portfólio

O primeiro passo para que você consiga ganhar dinheiro com fotografia é diversificar o seu portfólio, principalmente se estiver no começo da sua carreira. No início, limitar a sua atuação significa menos oportunidades para mostrar seu trabalho, o que também significa reduzir a possibilidade de aumentar os seus ganhos.

Mesmo que você queira se especializar em alguma área, é possível ser criativo e variar o portfólio com fotos ao ar livre, no estúdio, com fundo neutro, com cenário, e por aí vai.

2. Aposte nas tendências do momento

A fotografia newborn é uma das tendências do momento. As mães querem registrar as fotos dos seus bebês recém-nascidos e, para tal, os fotógrafos precisam aprender técnicas para deixar o bebê calminho e realizar uma sessão fotográfica inesquecível para os pais. Outra tendência que vem surgindo são as fotos de pets. Muitas pessoas os consideram integrantes da família e costuma ser um ensaio muito divertido e interessante, tanto para o cliente quanto para o fotógrafo.

Fazer cursos e workshops especializados é um ótima opção, pois são rápidos e o custo não é alto. Procure por dicas e imprima o seu estilo nessas fotos. 

3. Ofereça diversas opções de imagens

Você pode trabalhar com uma ampla tabela de serviços oferecidos (com seus devidos valores). Ofereça as imagens já tratadas, sem tratamento, em resolução para web e também para impressão. Ao proporcionar diversas opções para os seus clientes, eles terão mais oportunidades para adquirir o que desejam e o que podem pagar naquele momento.

4. Seja o responsável pela impressão das fotos

Faça uma parceria com uma gráfica ou site de sua confiança e consiga bons valores para que você possa oferecer o serviço de impressão de fotos. Lembre-se de que o seu portfólio tem que ser mais amplo, principalmente no início da sua carreira.

Ao centralizar uma série de serviços em você e tratá-los com a mesma seriedade com que você coloca em prática na hora de fotografar, você transmite, no trabalho como um todo, a sua dedicação.

5. Monte os álbuns e ofereça como diferencial

Fotos para um casamento? Nascimento de um bebê? Chegada de um pet? As pessoas gostam de eternizar momentos e, para isso, nada melhor do que colocar em um álbum temático. Alguns sites na internet facilitam a montagem desses álbuns e oferecem tamanhos, texturas e cores pré-definidas. Com alguns ajustes, você consegue personalizá-los e deixá-los perfeitos para o seu trabalho. Uma dica é conferir as opções do Nicephotos.

6. Considere fotografar para e-commerce

O e-commerce é um dos segmentos que mais cresce no Brasil e no mundo. Por mais que estejamos vivendo em uma crise política e financeira, a expectativa para 2016 é de que o e-commerce aumente as vendas em 8%. Praticamente tudo está sendo vendido pela internet e você pode colaborar com esse crescimento ao fotografar os produtos.

Para isso, você precisa aprender a fazer fotos com fundo infinito. Estas serão usadas nas descrições dos produtos. Alguns fabricantes também fazem fotos ambientadas, com o produto sendo utilizado por uma modelo de mão, por exemplo.

7. Venda as suas fotos para sites especializados

Os bancos de imagens precisam constantemente de imagens para renovar os seus estoques. Aproveite esta oportunidade para tornar-se um fornecedor de imagens para os bancos. Sites como 500px, Shutterstock, Bigstock, CrayonStock, entre outros, compram as fotos de fotógrafos e, muitas vezes, pagam em moeda estrangeira. Outro lado bom desse segmento é que você tem mais liberdade para colocar seu olhar e sua criatividade nessas fotos.

Com as dicas acima, você aprendeu como ganhar dinheiro com fotografia. Que tal compartilhar nos grupos de fotografia que você participa e em suas redes sociais para que a comunidade de fotógrafos cresça e se una cada vez mais!