Os ensaios de casamentos são momentos especiais e marcantes, que serão lembrados por anos e gerações. A missão de registrar esses momentos é uma grande responsabilidade dada ao fotógrafo. Por isso, separamos algumas dicas de fotografia sobre ensaios de casamento que você deve saber para tornar seu trabalho ainda mais valorizado.

Conheça o seu equipamento

Quem já fotografou um ensaio de casamento sabe que esse trabalho exige muito do profissional. Você precisa deixar os noivos confortáveis e transparecer seus sentimentos para as imagens, mas também precisa trazer todo o seu potencial, como fotógrafo.

É importante saber sobre a luz natural e como ela afeta suas configurações, pois os ensaios de casamentos, são em sua maioria externos, por isso temos que pensar em um horário especial para pegar o por do sol, por exemplo. Além disso, analise cada ângulo possível antes de clicar os noivos, tentando iluminar o melhor possível para que não haja sombras em seus rostos.

Saber como atuar em cada um desses momentos é fundamental, você deve entender como é o funcionamento de sua câmera, flashes e as lentes ideais para cada situação. Você tem que saber manusear seu equipamento com precisão e deve estar seguro em usá-lo. No ensaio e no casamento muitas ações, momentos e expressões acontecem em uma fração de segundos, às vezes não há tempo para pensar, só reagir e clicar.

Prepare-se

Em um ensaio de casamento não é apenas o casal que necessita de preparação. O fotógrafo também deve se preparar. Por isso, é importante que você carregue todas as pilhas e baterias, limpe as lentes e câmeras, separe roupas, verifique se tem endereço e telefone dos locais que você fotografará. Lembre-se de anotar esses endereços em uma agenda (celulares podem te deixar na mão). Se você for fotografar com uma equipe verifique a necessidade de caronas e se todos dispõem de todos dados necessários para o evento.

Após todo esse ritual se deite cedo, busque ter uma boa e leve alimentação pela manhã. Lembre-se de verificar se tudo que é necessário está na mochila e todos os equipamentos extras estão carregados e prontos.

Faça checklists

Pode parecer um ponto bem próximo ao anterior, porém, checklists, além de ajudar na preparação também podem ser úteis em vários outros momentos. Ela poderá ajudar a lembrar das fotos que os noivos querem mais ou inspirá-los para fazer novas e diferentes. Além é claro, de ajudar a lembrar o que não pode faltar com relação aos equipamentos e toda parte técnica e logística.

Fotografe em RAW

Os arquivos em JPEG estão cada vez mais em baixa. Por isso, procure fotografar em RAW, onde há muito mais dados e há uma latitude tonal muito maior. Isso lhe permite focar nos momentos, pois pequenos erros não lhe custarão a foto.

Tenha empenho na pós-edição

Hoje um diferencial muito grande entre fotógrafos é sua técnica de edição. Ter um estilo próprio e característico pode chamar a atenção do seu cliente. Mas para isso é muito importante que você tenha um bom conhecimento do software que escolheu trabalhar.

Saia do comum

Muitos fotógrafos hoje trabalham com fotos tradicionais, que podem ser descritas passo a passo por qualquer amante da fotografia de casamento. Busque sair do comum, tente novos ângulos, busque meios criativos de mostrar o amor entre o casal, esse poderá ser um grande diferencial do seu trabalho.

Gostou das nossas dicas de fotografia? O que achou de mais interessante? Deixe o seu comentário!