Montar um álbum de casamento não é fácil, já que requer um olhar crítico e uma boa dose de inspiração na hora de escolher as fotos! Você deve pensar como um autor de um livro ou um editor de uma revista.

Afinal, que história você quer contar por meio das fotos: o amor, a celebração? É uma grande responsabilidade, não é mesmo? Acompanhe o artigo e conheça algumas dicas primordiais para montar o álbum de casamento!

1- Escolha as melhores fotos

Pense no álbum de casamento como um registro emocionante, não técnico. As imagens não precisam ser necessariamente aquelas com poses típicas ou somente tradicionais! Tente usar a imaginação e a criatividade e inove no trabalho.

O que conta uma linda história de amor e união pode ser um véu que se perde com o vento ou a expressão feliz no rosto de alguém, por exemplo. Utilize imagens que demonstrem nos detalhes a emoção dos noivos, família e convidados.

2- Monte as páginas com harmonia

Além de escolher as imagens certas, elas precisam falar por si, em harmonia umas com as outras. Com a facilidade dos álbuns digitais, hoje é possível otimizar esse trabalho: você pode escolher melhor a posição das fotos e o diálogo entre elas nas páginas.

O ideal é que o álbum conte uma história e agrupe as fotos de cada momento do casamento. A ideia principal é fazer com que a pessoa relembre como foi o grande dia ou, se ela não esteve presente, que sinta como se tivesse comparecido!

3- Pense em ordem cronológica

Em geral, fotos da cerimônia devem vir antes das fotos de recepção ou das imagens pós-festa, seguindo a ordem cronológica dos acontecimentos. Afinal, como já foi falado anteriormente, se o seu desejo é o de contar uma história, o ordenamento dos fatos é importante.

Uma boa dica é separar 20% de fotos para making-of (todo o processo do preparo da noiva e do noivo), 30% da cerimônia em si e 50% com imagens da festa, dos convidados e do casal.

Mas nada impede que você inove, começando o álbum com uma foto dos noivos indo embora da festa, por exemplo. Assim como no cinema, você pode contar a história de diferentes ângulos. Que tal?

4- Escolha o impresso e/ou digital

Outra dica é disponibilizar também um álbum na versão digital antes mesmo do álbum impresso ficar pronto. Disponibilize algumas fotos em um álbum digital que pode ser no facebook ou no site que preferir. Todos ficam ansiosos para recordar os momentos do grande dia, liberar algumas fotos antes deixa o casal de noivos felizes e ainda ajuda a divulgar o seu trabalho, pois certamente essas fotos serão compartilhadas nas redes sociais.

No caso de um álbum impresso, um ponto muito importante é a qualidade de impressão. Geralmente, o papel fosco é mais recomendado, pois não deixa marcas de dedos nas fotografias. O importante é manter a qualidade, seja qual for sua escolha. Opte um papel que também seja fácil de folhear, mas que ao mesmo tempo não permita que as páginas sejam danificadas.

O que muitos noivos fazem é transformar o álbum de pré-casamento em um scrapbook, para que as pessoas possam assinar, comprovando a presença ou deixando um recado carinhoso sobre o evento inesquecível.

Agora ficou mais fácil para você saber como se deve montar um álbum de casamento? Se você gostou das nossas dicas, então conheça também as novas tendências de álbum de casamento!