Quem está iniciando a sua carreira de fotografia ou buscando aumentar sua atuação no mercado, sempre encontra nos renomados fotógrafos a inspiração necessária para seguir adiante. Nomes famosos tanto do Brasil quanto de outros países, esses fotógrafos foram, muitas vezes, pioneiros nos tipos de fotos que faziam — alguns ainda fazem. Cada um tem a sua particularidade. Enquanto um foi autodidata, o outro teve a paixão pela fotografia em uma viagem de trabalho. Quer saber mais sobre eles?

Para que você possa se inspirar durante a realização do seu trabalho de fotografia , nós separamos abaixo oito fotógrafos famosos e suas histórias para que você conheça um pouco do estilo de suas fotografias. Conheça agora alguns nomes que podem te inspirar!

Henri Cartier-Bresson

Cartier-Bresson ganhou a sua primeira câmera fotográfica Box Brownie quando ainda era criança. Com ela, fez inúmeras fotos instantâneas, fazendo-o se apaixonar pela fotografia. Viajou para o continente africano aos 22 anos, onde além de caçar, fez fotos incríveis. Cartier-Bresson também serviu ao exército francês por causa da Segunda Guerra Mundial.

Ao final da guerra, abriu a agência fotográfica Magnum e iniciou o período de desenvolvimento do seu trabalho. Foi o primeiro fotógrafo da Europa Ocidental a registrar a vida na União Soviética sem o controle do governo. Acompanhou os últimos dias de vida de Gandhi e, em 1950, lançou o seu mais importante trabalho: Images à la Sauvette.

Sebastião Salgado

Fotógrafo brasileiro, nasceu na vila de Conceição do Capim, em Minas Gerais. É formado em Economia e, durante a ditadura militar, lutou ao lado de partidos de esquerda contra o golpe. Mudou-se para a Europa em 1969, trabalhando para a Organização Internacional do Café. Viajava bastante por causa do trabalho e, em uma de suas idas à África, fez sua primeira sessão de fotos usando a Leica de sua esposa.

A fotografia inspirou Sebastião Salgado, que em 1973 passou a ser fotojornalista. Atuou em agências conhecidas como a Sygma, Gama e depois para a Magnum, de Henri Cartier-Bresson. Registrou, em 1981, o atentado ao então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan. Reconhecido internacionalmente por essa e outras coberturas, já recebeu inúmeros prêmios de fotografia que reconhecem o seu trabalho.

Annie Leibovitz

A principal marca de Annie Leibovitz são os retratos que mostram uma colaboração íntima entre ela e seus retratados. O interesse de Leibovitz por fotografia começou após uma viagem para visitar sua família, que na época morava nas Filipinas. Ao longo dos anos, por mais que tivesse outras ocupações, Leibovitz desenvolvia sua técnica em busca de aprimoramento.

Em 1970, começou a trabalhar na revista Rolling Stone, onde posteriormente foi chefe de fotografia. Graças ao seu estilo de fotografar, a revista ganhou uma identidade própria. Autora de seis livros de fotografias, Leibovitz é a responsável por algumas das mais famosas fotografias do mundo, como a de John Lennon e Yoko Ono na manhã do dia de seu assassinato.

Steve McCurry

O nome pode não ser tão familiar, mas com certeza você conhece a foto mais famosa dele: a menina afegã. A foto de Steve McCurry, registrada durante a cobertura da invasão soviética ao Afeganistão, estampou a capa da revista National Geographic.

McCurry é formado em Artes Cênicas, mas se interessou por fotografia ao produzir imagens para o jornal de sua universidade. Começou sua carreira profissional de fotojornalista no Afeganistão, durante a invasão soviética. Para não ser notado, disfarçava-se de morador local e escondia seus equipamentos embaixo das vestimentas largas daquele país.

Ansel Adams

Norte-americano, Adams é autodidata tanto em piano quanto em fotografia. Por volta dos 14 anos, usou uma Kodak Nº 1 Box Brownie para registrar uma viagem com a família pelo Parque Nacional de Yosemite. Suas fotos mais conhecidas são as desse parque.

Quando conheceu o fotógrafo Paul Stand, Adams decidiu investir em um estilo próprio. Seu jeito de fotografar priorizava a claridade das lentes, mudando drasticamente o resultado da foto final

Araquém de Alcântara

Um dos precursores da fotografia de natureza em nosso país, Araquém de Alcântara possui um trabalho documental que registra o cotidiano das nações indígenas, fauna e flora brasileiras. Suas imagens são tão ricas em detalhes que já lhe garantiram três prêmios internacionais e 32 nacionais. Percorreu, entre os anos de 1987 e 1998, todos os parques nacionais brasileiros. Essa viagem resultou em sua mais célebre obra: Terra Brasil.

Araquém de Alcântara já publicou mais de 44 livros e foi coautor em outros 18 mais. Expôs suas obras em 56 exposições individuais e participou de outras 25, porém coletivas. Atualmente prepara a publicação de outros três novos livros.

German Lorca

Autodidata em fotografia, o brasileiro German Lorca é responsável por imagens que registram o cotidiano social da cidade de São Paulo. Entre suas obras mais conhecidas, podemos citar Malandragem, À Procura de Emprego e Apartamentos. Lorca gosta de registrar a paisagem urbana da capital paulistana, principalmente os que estão na região central.

German Lorca tem uma sensibilidade aguçada para capturar momentos da vida cotidiana. Registra suas fotos com bastante liberdade, revelando imagens poéticas ou que provocam um certo estranhamento. Sua produção fotográfica inicial teve uma participação muito importante na renovação da fotografia moderna brasileira.

Gervásio Baptista

Fotógrafo baiano, passou a ser conhecido graças ao seu trabalho fotojornalístico em eventos importantes tanto da história brasileira quanto da mundial. Aos 11 anos de idade, iniciou sua carreira como fotógrafo assistente no jornal O Estado da Bahia. Assis Chateaubriand, na época dono dos Diários Associados, convidou Baptista para se transferir para o Rio de Janeiro na década de 1950.

Atuou na Revista Manchete até a sua última edição, em 2000. Registrou, semana após semana, o surgimento da capital do nosso país, Brasília. Registrou o enterro de Getúlio Vargas e foi fotógrafo dos conhecidos concursos de beleza Miss Brasil e Miss Universo. Também foi fotógrafo oficial de Tancredo Neves, registrando a última foto do então presidente. 

Sentiu-se inspirado com a biografia e os trabalhos destes incríveis fotógrafos famososl? Então continue a leitura e aprenda a montar o seu portfólio digital de fotografia e aprenda a usar a tecnologia para montá-lo!