Quando se trabalha em uma empresa, é fácil construir uma rede de contatos de negócios, uma vez que você convive, diariamente, com pessoas do seu ramo. No entanto, em se tratando de trabalhos autônomos, o networking pode ser um pouco mais complicado: não só porque é preciso se esforçar mais para correr atrás mas também porque é comum os profissionais da mesma área se verem apenas como concorrentes, e não como colegas de trabalho.

Pensando nisso, decidimos listar neste post algumas dicas de networking para você, fotógrafo. Confira:

Crie perfis profissionais na internet

A internet é ótima para conhecer e manter contato com as pessoas. Claro que, em todas elas, além do networking, você também pode divulgar o seu trabalho. Para isso, é importante estar presente nas plataformas e aproveitar ao máximo os benefícios que cada uma pode oferecer.

Facebook

Existem vários grupos — de venda de equipamentos a de projetos e encontros. Aos poucos, você será conhecido e convidado para cada um deles.

Instagram e Pinterest

Esses aplicativos têm a fotografia como mote principal, logo, você não pode ficar de fora deles. Procure perfis de fotógrafos que você admira e que gostaria de trocar ideias. Siga, curta e comente as fotos sempre que tiver algo construtivo a dizer. Isso os convidará a fazer o mesmo e, assim, aos poucos, vocês criam uma conexão.

LinkedIn

Essa é, provavelmente, a rede mais interessante para networking. Nela, é possível participar de grupos específicos, dar e receber recomendações com uma função exclusiva para isso, apresentar um pequeno portfólio e, acima de tudo, criar conexões.

Ofereça ajuda para ser ajudado

Uma vez presente nas redes, agora é hora de se destacar e de ser útil para os outros — afinal, as pessoas dos grupos não ficarão felizes em apenas te ajudar e nunca serem ajudados em troca. Ofereça dicas e opiniões que possam ajudar os demais fotógrafos no que eles estão precisando.

Participe de eventos e conferências

Não só na internet se pratica networking. Pelo contrário: o contato real é ainda mais eficiente. Nesse caso, participar de festivais, feiras, exposições, workshops e encontros de fotografia no geral é essencial para fortalecer a sua presença entre os grupos de fotógrafos.

Apenas tenha certeza de que você está indo nos eventos que interessam à sua área de especialização. Caso contrário, você não aproveitará bem as palestras e os ensinamentos — e muito menos os contatos, que nada terão a ver com o seu trabalho específico.

Aumente a rede apresentando pessoas

Todos que estão nos grupos de fotografia têm a intenção — por menor que seja — de conhecer colegas de profissão e montar um networking. A partir do momento que você começar a apresentar seus amigos entre si, eles farão o mesmo por você. Além disso, essa prática faz com que as pessoas tenham mais apreço e consideração por você, que estará exercendo a função de elo do grupo.

Como foi possível perceber, o networking só tem benefícios a oferecer ao fotógrafo, como indicações de trabalho, parcerias, troca de experiências, dicas e técnicas, além de ser uma rede segura de venda ou troca de equipamento usado de confiança.

Agora que você já sabe dicas de networking, que tal descobrir como usar a tecnologia para montar um portfólio digital de fotografia?