Sabemos que a fotografia tem um papel muito importante na vida de uma pessoa. Com ela, podemos criar recordações únicas e eternas. Na vida de uma criança, essa importância da fotografia é ainda maior. Afinal, um bebê não tem memória consolidada e quando adulto, sua infância só pode ser revivida através das fotografias registradas (e filmagens). Com isso, a fotografia Newborn (do inglês, recém-nascido) acaba sendo não só importante para os pais, mas também para a própria criança no futuro.
Com toda essa responsabilidade em mãos, é fundamental que o fotógrafo estude alguns cuidados e técnicas específicas antes de se aventurar por este tipo de ensaio. Neste post, separamos os principais pontos que você precisa saber para realizar um ensaio Newborn. Interessou-se pelo assunto? Então confira!

1- Planejamento da sessão

O planejamento do Ensaio Newborn deve começar logo após que você fechar o contrato. É muito bom que você tenha um assistente para ajudar a movimentar os equipamentos no estúdio, a montar os cenários e principalmente , deve estar sempre atento para garantir a segurança do bebê . 
Certifique-se que todos os seus props estão em bom estado e se possível, tenha alguma novidade para diferenciar os seus ensaios. Não deixe para verificar o seu equipamento no dia do ensaio, é bom que você tenha sempre a mais, principalmente, câmera, flash e cartão de memória.

Muito importante também, para que você peça aos pais para levarem roupas e fraldas extras, caso seja necessários. A chupeta do bebê também é fundamental, vai acalmá-lo se for necessário. Preocupe-se também de dar conforto a mamãe caso ela precise amamentar seu bebê.

Ensaio newborn

2- Cuidados com o bebê

Depois que o cliente contratar o serviço, você precisar alertá-lo que o ensaio deve ser feito, preferencialmente até o 10º dia de vida do bebê. Por isso, você precisa planejar este ensaio com muita cautela. Você deve se preocupar com a temperatura do ambiente, e que ela seja constante. A variação de temperatura pode prejudicar o bebê por isso é importante também o umidificador de ar.

Outro cuidado muito importante também é o higiene e a escolha dos acessórios. A roupinha deve ser lavada com água e sabão neutro, para não irritar a pele do bebê, além de serem feitas preferencialmente com panos leves. Se o ensaio for feito no estúdio, você deve se preocupar e muito com a limpeza do local, qualquer poeirinha pode prejudicar a respiração do bebê.

ensaio newborn
3- Composição cenário e acessórios

O assunto principal é o bebê, dê destaque somente a ele! Cuidado com as cores forte e os excessos em acessórios e props. Cores pasteis é sempre uma boa pedida para composição com bebês, é claro que existem exceções como o Natal, que predomina a cor vermelha. Cores mais leves além de suavizar o ambiente e passa a sensação de limpeza.

Os Props são partes fundamentais do seu cenário. Para quem não sabe, props são os acessórios que compõe o cenário. É muito importante que estejam de acordo com o tema. Com a páscoa se aproximando não tem nada mais fofo que compor o cenário com ovos de páscoa, cenourinhas e coelhinhos . 

As poses também são fundamentais para um bom ensaio newborn, por isso é necessário muito estudo e prática para fazer e criar boas poses e não machucar o bebê. Uma dica é: veja os trabalhos de outros profissionais, procure novidades para você se inspirar!

ensaio newborn
3- Pós-produção

Para que algumas poses saiam perfeitas, a manipulação da imagem se torna indispensável. Por isso, precisamos conhecer bem as ferramentas que farão essas edições. A melhor opção é o Photoshop, e é muito fácil encontrar tutorias na internet ensinando como fazer essas manipulações.

Mas, não é só isso…a edição da foto, das cores, o contraste, o posicionamento, a melhor opção é o Lightrom, também da Adobe. Com esta ferramenta você poderá dá um toque mais pessoal a cada foto. Assim, ficarão mais exclusivas e diferenciadas de outros profissinais.
A pós-produção é o toque final do seu trabalho. É o que vai fazer realmente diferença para o seu cliente. Por isso, estude e procure sempre fazer diferente.

Nas fonte tem os links com ebook, manual e algumas referências. Leia e saiba mais sobre ensaios Newborn!

Fontes:
1- fotografiadg 
2 – Ebook Newbornphoto Conference
3
Manual guiaphotos
4
Loveprops
5
– bebenanaacessorios