A fotografia é apaixonante e leva muitos a quererem ganhar a vida através dessa arte. Mas o caminho é difícil e, assim, muitos culpam o mercado e a concorrência por seu fracasso. Entretanto, essa nem sempre é a realidade!

Além de ter talento, quem escolhe trabalhar por conta nessa área também deve entender como empreender no negócio de fotografia. Nesse contexto, ter uma base sólida para precificar o seu trabalho de fotografia, em vez de recorrer a “achismos”, é uma atitude indispensável ao sucesso. Mas como precificar adequadamente? É o que explicaremos hoje. Continue a leitura!

Os custos do profissional

Para precificar seu serviço, você precisa ter como base seus custos. Se você não tiver um preço que cubra ao menos os gastos para fazer o seu negócio funcionar, vai acabar pagando para trabalhar e, posteriormente, falir.

Basicamente, você deve levantar seus custos fixos e variáveis. Os gastos fixos são aqueles cobrados todos os meses, independente de você ter demanda de serviços ou não. Por exemplo:

  • Aluguel;
  • Água;
  • Luz;
  • Telefone;
  • Internet;
  • Funcionários;
  • Impostos.

Já os custos variáveis, como o nome indica, variam de acordo com os serviços de que você vai precisar. São custos variáveis:

  • Freelancers;
  • Transporte (gasolina, ônibus, táxi, etc.);
  • Material para ambientação;
  • Depreciação de equipamentos.

Para contabilizar o valor da depreciação de equipamentos, faça uma estimativa da vida de cada um e divida seu preço pela quantidade de meses que você acredita que eles irão durar.

Depois de identificar todos os gastos relacionados ao seu negócio, coloque-os em uma planilha, incluindo fluxo de caixa e investimento. Feito isso, some os custos fixos (a) e variáveis (b) ao seu custo de vida (c). O resultado deve ser dividido pela quantidade de serviços que você precisa realizar no mês (y). Essa é a média de quanto você deve cobrar pelos seus serviços. Mas atenção! Ainda existem outros fatores a se considerar, como veremos a seguir.

Mercado, concorrência e público-alvo

É importante saber onde você pisa. Conheça seus concorrentes: saiba quais serviços eles prestam, quais são seus diferenciais e os preços que cobram. Também é essencial conhecer seu público-alvo, saber qual sua classe social e quanto costumam gastar com esse tipo de serviço. Assim, é possível fazer cálculos baseados na média do mercado no qual você está inserido.

Diferenciais e qualidade do trabalho

Além dos custos e do mercado, alguns fatores intangíveis também entram na precificação do trabalho de fotografia. Relacionados à qualidade e aos diferenciais oferecidos por você enquanto profissional, eles são difíceis de mensurar com exatidão, mas agregam valor ao seu serviço. Destacamos:

Apresentação

Como o cliente pode ter um contato inicial com o seu trabalho? Ter um site bem estruturado e fácil de navegar, investir em marketing pertinente, ter anúncios gramaticalmente e esteticamente primorosos e organizar um portfólio à altura do seu trabalho ajudam a transmitir a imagem de um profissional competente.

Atendimento

O cliente precisa se sentir confortável e bem tratado. Aqui é onde ele começa a ganhar confiança em você! Um atendimento de qualidade é um grande diferencial em qualquer serviço e, portanto, deve ser considerado na hora de precificar.

Inovação

A fotografia é seu carro-chefe. Para oferecer um serviço cada vez mais interessante, invista em cursos e esteja sempre antenado às novidades. Além de ter a formação profissional como um diferencial, é importantíssimo inovar também no atendimento, buscando sempre novas formas de encantar o cliente.

Profissionalismo

Ética profissional, cumprimento de prazos e a entrega de um produto final que supere expectativas é essencial. Tudo isso irá aumentar a confiança dos clientes em você e contribuir para sua imagem no mercado de trabalho.

Pós-venda

Mesmo após a entrega do produto, o cliente precisa sentir que você se preocupa e que ele está amparado. Assim, ele sempre vai se lembrar de você caso precise ou na hora de indicar um fotógrafo para alguém.

Mensurar os custos, descobrir a média da concorrência e agregar valor com qualidade, diferenciais e inovação: essa é a equação que você deve balancear para descobrir como precificar o seu serviço corretamente.

Para continuar aprimorando cada vez mais seu serviço, a apresentação do seu trabalho é essencial. Então, confira também nosso post sobre como montar álbuns de fotos de qualidade para seus clientes!