Um fotógrafo é tão bom quanto as ferramentas que ele possui à sua disposição. Há alguns anos, isso significaria uma câmera fotográfica e demais equipamentos como tripés, iluminação, entre outros. No entanto, hoje em dia, um smartphone também entra nesta lista. Os celulares são perfeitamente capazes de aperfeiçoar, e muito, as suas fotos.

Qualquer fotógrafo, experiente ou iniciante, pode aproveitar as vantagens dos aplicativos móveis para tornar o seu trabalho melhor e mais fácil. Tanto em sistemas iOS como em Android, estão disponíveis apps para fotógrafos que ajudam no preparo do ambiente para as fotos, na hora de tirá-las e também para o momento da edição. 

Veja a seguir 5 apps para fotógrafos que querem começar pelo smartphone:

1. Camera+

Este é um aplicativo que se esforça ao máximo para transformar o seu celular em uma câmera profissional. Contando com ajustes bastante precisos de velocidade, abertura, ISO e outros, este app processa suas fotos com qualidade e depois ainda consegue aplicar diversos tipos de ajustes. Entre as suas funcionalidades está um modo macro, controle manual do flash e sincronização com a nuvem. O Camera+ é grátis e está disponível para iOS.

2. Snapseed

Todo fotógrafo que utiliza o smartphone para trabalhar precisa contar com um bom aplicativo focado em edição. Não tem como errar ao escolher o Snapseed, considerado uma referência nesta área. Ele possui ajustes de cor, exposição, nitidez, tamanho e outras funcionalidades, sendo capaz também de remover sujeira e aplicar filtros. Além de muito útil, o Snapseed é gratuito e está disponível para iOS e Android

3. PhotoBuddy

Os recursos do smartphone não precisam somente ser usados para tirar fotos. Ele também pode ser um poderoso aliado de uma câmera tradicional. Usando um app como o PhotoBuddy, é possível ter acesso a uma série de informações sobre o ambiente onde você está, obtendo os indicadores ideais de profundidade e campo, exposição, ISO, temperatura de cor, entre outros. O PhotoBuddy é pago, disponível apenas para iOS e custa US$ 1,99.

4. Lenka

Todo fotógrafo sabe que algumas cenas ficam com qualidade superior em preto e branco. O aplicativo Lenka é focado completamente neste tipo de foto, trazendo os tons e os níveis de contraste adequados para que o objeto da fotografia fique melhor destacado. Um dos diferenciais do app é já aplicar o filtro antes da captura da foto, então o usuário consegue ver como ela vai ficar em tempo real. O app é gratuito e está disponível para iOS e Android.

5. LongExpo

O recurso de longa exposição não é restrito apenas às câmeras fotográficas tradicionais. Usando o LongExpo, você consegue obter um resultado semelhante usando o smartphone, com os devidos ajustes para chegar ao resultado que deseja. Ele possui modos de captura que se adaptam a situações de baixa luz e tornam cenas noturnas muito mais bonitas. O LongExpo é gratuito e está disponível para iOS.

Estes apps para fotógrafos são excelentes parceiros para aumentar ainda mais a qualidade das suas fotos. Continue aprendendo mais sobre o universo da fotografia no nosso blog: aproveite para entender se você deve aprender fotografia por conta própria ou fazer um curso.