Fotografar crianças é sempre um desafio. Algumas são mais calmas e gostam de ficar brincando em um canto,  já outras são mais desinibidas e até brincam de ser modelo durante as fotos. Tem também aquelas muito ativas que só querem ficar correndo e pulando. 

De fato, quando falamos de crianças, não tem como imaginar fielmente como o ensaio fotográfico vai ser, porque elas são imprevisíveis! Em um momento podem estar muito dispostas e animadas, mas em outro instante podem ficar emburradas no canto. Cabe ao fotógrafo estar preparado para lidar com esse tipo de adversidade e acompanhar o ritmo da criança, conseguindo registrá-la do jeitinho dela, seja mais agitada ou mais tranquila. 

Confira, abaixo, 7 dicas que vão te auxiliar na hora de fotografar crianças!

Ter a técnica no sangue

Fotografar crianças remete mais a estratégias e psicologia do que técnicas de fotografia propriamente ditas. As crianças são seres agitados, que mudam de humor de uma hora para outra e que adoram se sentir livres. Assim, o que funciona com adultos provavelmente não funcionará com crianças.

Não há como ficar pedindo poses o tempo todo ou ajustando sua composição. O tempo de atenção das crianças é muito curto para isso. Portanto, a sua técnica tem que estar no sangue. Você tem que estar seguro e confiante para perceber os ajustes que precisa fazer, mesmo sem ter tanto tempo para reflexão.

Com crianças não há tempo a perder e nem mesmo uma segunda chance daquele take. Sendo assim, tenha certeza de que você tem essas habilidades antes de se propor a realizar um ensaio desse tipo.

Optar pela composição simples

Nada deve tirar o foco da fotografia. Um excesso de elementos em cena, assim como roupas com muitos detalhes, pode acabar estragando a sua composição. Procure simplificar ao máximo, fazendo com que a criança seja o verdadeiro destaque da foto.

Uma boa dica é fotografá-las ao ar livre, em uma praça ou em um parque. Crianças adoram a natureza e muitas vezes se sentem bem mais à vontade do que em um estúdio.

Conectar-se com as crianças

Crianças são um pouco desconfiadas com o novo, então conhecer uma pessoa nova que vai ficar apontando uma câmera para ela por algumas horas pode ser meio amedrontador. Por isso, primeiro tente ganhar a confiança das crianças.

Antes de começar o ensaio, converse com elas, ofereça algum docinho gostoso ou algum brinquedinho para que você se torne mais simpática aos olhos dela. Faça de tudo para, antes de mais nada, ser um momento divertido, tanto para a criança quanto para a família em geral. 

Tente sempre que possível abaixar a câmera para falar com os pequenos. Tenha uma interação olho no olho, isso torna a relação mais humana e menos constrangedora. Não torne a câmera o intermediário entre vocês, mas tome essa função para si. Assim, as fotos fluirão naturalmente.

Manter as crianças ocupadas

Existem crianças que se sentem mais à vontade na presença de câmeras, outras nem tanto. Isso depende muito da sua própria personalidade e também da sua idade. Como você não pode contar que sempre terá modelos desinibidos para fotografar, a melhor dica é sempre manter as crianças ocupadas. Dê brinquedos ou alguns objetos-chave para que ela possa interagir. É nesse momento espontâneo que você certamente vai conseguir alguns excelentes cliques.

A espontaneidade não pode ser forçada, ainda mais quando falamos de crianças. Por isso, nunca peça para a criança sorrir. O resultado certamente será um daqueles sorrisos forçados. Insira a criança em alguma atividade e os sorrisos surgirão naturalmente. Mas não fique tão obcecado pelos sorrisos: pode ser que eles não surjam às vezes, e isso não é um problema. Algumas fotos mais sérias podem dar um diferencial incrível ao seu ensaio. 

Quando as crianças estiverem imersas em suas brincadeiras, elas já vão ter se esquecido de você. Essa é a hora de você tirar a maior quantidade de fotos possível. 

Estar sempre pronto!

Fotografar crianças é uma tarefa que exige atenção a todo momento. Sempre surge alguma oportunidade de foto que você não pode deixar de aproveitar. O momento em si do ensaio gera um pouco de constrangimento nos modelos, por isso, muitas vezes, o momento anterior e posterior ao momento “oficial” das fotos geram os melhores takes.

São aqueles momentos que as famílias nem sabem que estão sendo fotografados e, por isso, estão mais despojadas e espontâneas. Isso conta muito! Por isso, fique muito atento! Qualquer hora é hora de fotografar.

A melhor coisa que um fotógrafo pode ouvir de um cliente, no caso dos pais das crianças, é: “nem vi que você estava fotografando nessa hora”. É isso! A melhor estratégia para o fotógrafo é passar despercebido nesses casos.

Usar lentes mais curtas

O uso de lentes com distâncias focais mais curtas vai permitir que você fique mais próximo do seu assunto e, assim, tenha um controle maior da cena. Isso é muito importante nos casos em que o assunto é uma criança, já que elas se distraem facilmente. 

Procurar o melhor horário para fazer as fotos

Crianças com fome ou com sono ficam irritadas, choronas e pirracentas. Essas são características que certamente nenhum fotógrafo quer ter em seus modelos, afinal as crianças ficam mais propensas a não seguir os seus comandos. E, claro, você não vai conseguir realizar o seu trabalho direito. 

Por isso, oriente os pais a levarem a criança já alimentada e descansada para o ensaio, pois assim as chances de sucesso são maiores. Mas, de todo modo, crianças são imprevisíveis. Faz parte do trabalho do fotógrafo também ter paciência e saber esperar.

Além disso, em caso de ensaios externos, o horário influenciará também na iluminação.

Trabalhar com crianças é uma tarefa desafiadora, mas tem também suas recompensas. Não há coisa mais bonita do que ver um puro sorriso de uma criança e poder captar e eternizar esse momento. Use as técnicas desse texto para fazer isso de maneira cada vez melhor e profissional e, assim, obter sucesso na sua profissão!

Agora que você já sabe como fotografar crianças, que tal aprender um pouco sobre o uso do flash externo, para te auxiliar no estúdio?