Ter ferramentas para apresentar a qualidade do seu trabalho é fundamental para qualquer profissional. Por isso, os mesmos fazem uso de um portfólio para conseguir apresentar de maneira organizada e atrativa seus melhores trabalhos já desenvolvidos. O portfólio é para o fotógrafo uma ferramenta essencial para promoção do seu trabalho e cada uma das suas versões tem peso e objetivos bem definidos.

Fotógrafos utilizam esse material nos formatos digital e impresso. O formato digital tem por objetivo estabelecer o primeiro contato do cliente com o trabalho do profissional. Ele ajuda a estabelecer um filtro natural sobre dos clientes e suas preferências. O portfólio físico é usado nas reuniões presenciais e tem o objetivo de fisgar o cliente acabando com qualquer objeção ainda existente.

Apresentaremos a seguir algumas dicas para ajudar você a montar um portfólio digital bem atrativo e eficiente.

Tudo começa com uma boa pesquisa

O primeiro passo que um fotógrafo deve tomar para preparar seu portfólio digital é justamente a pesquisa por referências. Busque inicialmente por portfólios de fotógrafos que você tem por referência e que trabalhem com o mesmo segmento com materiais bem destacados na web.

Faça pesquisas no Google usando palavras-chave que sejam importantes para o seu trabalho, como por exemplo, “fotografia casamento”, “fotojornalismo”, “newborn” e observe a estrutura de apresentação dos portfólios obtidos em primeira página de resultados do Google. Verifique formato, plataforma usada, ordem de apresentação das imagens e qualquer outro fator que seja importante para ajudar com o seu trabalho.

Definir critério para seleção de trabalhos

Criar um critério para seleção das fotos que serão usadas no portfólio vai te ajudar a determinar o tipo de prestação de serviço que será oferecido. Trata-se de uma ferramenta que deve conter suas melhores produções e pode contar com fotos premiadas, sessões fotográficas de destaque junto a clientes, fotos relacionadas a grandes marcas com as quais você já trabalhou. Tudo vai depender do segmento em que você pretende atuar.

Esse trabalho pode tomar um tempo maior, pois envolve separar trabalhos promissores e com bom apelo comercial de trabalhos que você simplesmente tenha afinidade. Sugere-se que você submeta a seleção final ao olhar de outro profissional para validar as escolhas.

Plataforma ideal para o seu trabalho

Com todas as fotos e referências já definidas, é o momento de escolher a plataforma que melhor se encaixe na sua proposta. Você pode partir para uma solução totalmente customizada como um site ou para serviços online de apresentação de trabalho. O ideal seria já começar com um site próprio, bem estruturado, preparado para captação de clientes, mas devido ao alto investimento, essa escolha pode se tornar inviável num primeiro momento.

Existem milhares de ferramentas de portfólio, muitas delas gratuitas e com boa visibilidade. Vamos conhecer algumas dessas opções que podem ser encontradas na internet:

Carbonmade

Uma das plataformas mais conhecidas da internet, com mais de 400 mil portfólios, a Carbonmade vem apenas com versão em inglês e permite ao fotógrafo cadastrar até 35 imagens. Trabalha com vários templates dos quais é possível editar cores e fontes.

Behance

O Behance é uma plataforma  para criativos muito conhecida mundialmente e destaca-se por receber 15 vezes mais acessos do que todos os outros sites de portfólio combinados. Boa parte dessas visitas vem de grandes companhias como Nike, Google e Adobe, que utilizam essa rede para buscar profissionais.

Krop

Essa plataforma online permite a organização do portfólio a partir de modelos pré-definidos e tem um espaço reservado para visualização de currículo. O Krop funciona como site independente e também como banco de talento de várias empresas.

Flickr

Trata-se de um site da web de hospedagem e compartilhamento de imagens fotográficas. O Flickr é visto por muitas pessoas apenas como banco de imagens pessoais, mas tem grande valor para fotógrafos e outros profissionais devido a sua grande visibilidade. Oferece diversos tipos de licenciamentos para as fotos postadas por seus usuários, como o Creative Commons e Copyright

Esses são os primeiros passos para se montar um portfólio digital de fotografia de sucesso. Agora que você já sabe como apresentar seu trabalho na internet, leia nosso artigo Fotógrafo Iniciante: Como captar clientes e lucrar mais e conheça técnicas para conseguir mais clientes.