Muitos fotógrafos têm dúvidas de como outros profissionais conquistam prêmios e reconhecimento no mundo todo. A participação em concursos de fotografia é um dos principais meios para alcançar esse objetivo. Porém, para vencer essas disputas, é fundamental uma atitude: tentar! 

Além de recompensas em dinheiro ou equipamentos, também são oferecidas exposições ou publicações do trabalho, fatores que têm grande importância na carreira de todo fotógrafo. Neste artigo, a gente te conta os motivos pelos quais você deve se inscrever em um concurso de fotografia: 

Ter um objetivo na hora de fotografar

É comum que todo fotógrafo, principalmente no início, tenha dúvidas sobre qual tipo de fotografia gosta mais. O legal dos concursos é que eles ditam o que deve ser fotografado.

A partir disso, o clique se tornar mais objetivo. Você consegue elaborar fotografias que se encaixam dentro da proposta da competição.

Se o concurso tem prazo curto de inscrição, não desanime! É a oportunidade de começar a produzir para a próxima edição, assim você tem mais tempo para pensar na proposta. 

Aprender a fazer curadoria do próprio trabalho

Quando a disputa oferece poucos dias para enviar as fotos, é o momento de rever os seus arquivos. Selecionar as imagens nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, participar dos concursos é uma forma de obrigar-se a uma autoanálise: é o momento de colocar as fotografias lado a lado e escolher somente as melhores! 

Algumas competições abrem espaço para a inscrição de projetos maiores, como as séries fotográficas, por exemplo. Isso também exige o olhar apurado para definir uma linha contínua no conjunto de imagens e ter mais chances de se destacar. 

Conseguir o sonhado reconhecimento e se tornar influente

Participar é uma ótima experiência e faz parte do processo, mas ganhar é a cereja do bolo! Conquistar os primeiros lugares de competições que, na maioria das vezes, tiveram milhares de inscritos é realizador. 

Muitos concursos têm reconhecimento nacional ou internacional e levam o nome dos ganhadores a grandes exposições e publicações importantes. Vencer um concurso o torna influente na sua área de atuação.

Se o concurso for regional, por exemplo, você pode ser convidado para eventos de fotografia próximos da sua cidade. Se for nacional, este fator se amplia. 

Em concursos temático é o mesmo cenário: no segmento de fotografia de casamento, por exemplo, você pode se tornar um dos profissionais de referência e ser chamado para dar palestras, entrevistas e aulas para explicar o conceito da sua obra e as técnicas utilizadas.

Melhorar a imagem do seu trabalho

Um dos pontos positivos de estar entre os primeiros colocados é poder estampar isso no seu site e portfólio. Muitas competições, inclusive, oferecem um selo de vencedor que pode ser usado para aumentar a credibilidade do seu trabalho. Use os resultados a seu favor!

Conseguir uma análise gratuita

Ter um feedback de gente competente na fotografia, com anos de experiência e trabalhos maravilhosos, não é fácil. Nos concursos com maior reconhecimento, esses profissionais compõem o time de jurados que avaliam as imagens inscritas.

Em alguns casos, é feito um ranking das melhores fotos, mesmo quando só os três primeiros colocados ganham prêmios. Veja com quantas pessoas você competiu para conquistar essa colocação. Analisar sua classificação é uma forma de saber como seu trabalho foi avaliado. 

Usar o concurso de fotografia como termômetro do mercado 

Fazer uma análise criteriosa das imagens que venceram dá parâmetro para entender o que está sendo produzido no mercado. Você consegue saber o que foi avaliado em uma boa foto e quais melhorias são necessárias para atingir o nível dos fotógrafos selecionados. Procure saber quem são os profissionais e tente um contato para troca de experiências. 

Se você nunca participou de um concurso de fotografia, não há chance de saber como seu trabalho é visto pelos avaliadores. Não existe segredo: comece pelos pequenos e vá criando confiança até chegar às competições mais renomadas. Lembre-se: para ganhar, é preciso entrar na disputa!

Você já participou de algum concurso? Conta pra gente nos comentários!