Ter técnica e bons equipamentos não é o suficiente para conseguir entregar boas fotos para o seu cliente. Editar fotos é um passo muito importante e é um dos fatores que diferencia os fotógrafos amadores dos profissionais. Além de deixar as fotos mais bonitas e com menos defeitos, a edição ajuda a evitar problemas na hora da revelação.

Pensando nisso, no post de hoje faremos um passo a passo da edição básica que deve ser feita antes de enviar qualquer foto para revelação. Vamos lá!

Programas e softwares

O primeiro passo é escolher um software profissional, que tenha todas as funções necessárias para esse trabalho. Existem diversos programas de edição de fotos, mas os mais indicados para os profissionais são o Photoshop e o Lightroom.

A diferença básica entre os dois, é que o Lightroom é específico para fotografia e o Photoshop pode ser usado para fotografia e materiais gráficos. Você pode testar gratuitamente os dois programas e, então, decidir qual o melhor para as suas necessidades e escolher com qual se adapta melhor.

Independente do escolhido, é preciso estudar muito para entender e dominar todas as funções que os softwares oferecem!

Iluminação e contraste

A fotografia é feita de luz, por isso é imprescindível corrigir os defeitos de iluminação antes de enviar para revelação. Nos softwares existem várias ferramentas e controles para a correção da iluminação. Você pode começar pelo mais básico, corrigindo o brilho e o contraste.

A ferramenta “Levels” ou “Níveis” também é muito útil: a partir dela você pode corrigir a distribuição de luz naquelas imagens que ficam muito escuras em uma parte e claras em outra. 

Cores e saturação

Antes de corrigir as cores das fotos para revelar, é importante calibrar seu monitor para que ele mostre as cores mais precisas. É muito comum, até mesmo entre fotógrafos profissionais, enviar uma foto para revelação e recebê-la com cores completamente diferentes do esperado, justamente porque o monitor não estava calibrado. 

Após se certificar que seu monitor está mostrando as cores fiéis à realidade, você pode corrigir sua imagem utilizando, principalmente, as ferramentas “Balanço de cores” e “Matiz/Saturação”. A ferramenta de saturação, é ideal para as fotos que ficaram com cores meio apagadas. Com ela você consegue deixar sua foto com cores mais vivas ou até mesmo em preto e branco, se for do seu interesse.  

Nitidez e manchas

Além das ferramentas básicas, você pode utilizar outras funções dos softwares para deixar suas fotos ainda mais profissionais. Você pode deixar a imagem mais nítida, aumentando a “Nitidez” e, em seguida, usando a ferramenta “Reduzir ruídos”.

Outra ferramenta muito útil é o “Pincel de recuperação para manchas”, que você pode utilizar para remover manchas da pele ou apagar interferências indesejadas da imagem. Os pequenos detalhes fazem toda a diferença na fotografia.

Tamanho e corte

O corte também é muito importante, pois é com ele que você irá ajustar as dimensões da imagem para que a revelação não fique destorcida ou com bordas brancas. Geralmente as proporções corretas para revelação são 2:3. Algumas câmeras podem gerar imagens em tamanhos inadequados para a impressão, por isso você deve verificar e fazer os ajustes necessários. 

Utilize a ferramenta “Crop tool” para realizar essa tarefa. Se preferir, você pode seguir os passos “Imagem” > Tamanho da imagem e alterar o tamanho em centímetros, de acordo com o tamanho da sua revelação. Lembre-se que esse deve ser o último passo antes de salvar sua foto.

É importante lembrar que não há uma receita, nem regras fixas para editar fotos. É preciso estudar, conhecer os softwares e as necessidades de correção para cada imagem: só assim será possível fazer um trabalho legal em todas elas.

Gostou dessas dicas? Então assine nossa newsletter agora mesmo para receber nossas atualizações com outras dicas e informações úteis sobre fotografia!