Quando o assunto é Fotografia Panorâmica, muitos mitos e complexidades surgem que fazem parecer difícil de fazer. Cada vez mais esse tipo de fotografia está sendo utilizado e acredite, nos eventos, como casamento, por exemplo, está se tornando fundamental. Este artigo vai te dar dicas e informações para você fazer fotografias panorâmicas com alta qualidade e de uma maneira bem simples.

1- O que é

Primeiro, é necessário entender o que é uma fotografia panorâmica e o seu conceito. A palavra “panorama” vem do grego, é formado por duas palavras “Pan” que significa “total” e “órama” que significa “vista”, ou seja é a visão total de uma imagem. É uma forma de fotografar que envolve todo o espaço físico. É semelhante o campo de visão ou maior ao do olhar humano, que é de 160° por 75°.

A fotografia panorâmica é feita a partir de várias fotos em sequência que são emendadas para formar uma única imagem de até 360 graus. A emenda deve ser feita de forma que não se note cada foto da composição, mas uma fotografia única. Para obter um resultado perfeito são usados vários equipamentos específicos, técnicas fotográficas, e softwares de edição de imagens. Uma foto panorâmica podem ser horizontal, vertical, uma combinação de linhas e/ou colunas, ou ainda uma imagem esférica com 360 graus na horizontal e 180 graus de altura (do topo ao chão) que chamamos de panoramas 360×180. 

Tipos de fotografia panorâmica: Fotografia panorâmica grande angular, fotografia panorâmica de 180º, fotografia panorâmica de 360º e fotografia panorâmica esférica.


 

2- Equipamentos (tripé, lentes, filtros)

Não é necessário apenas uma câmera panorâmica para fazer esse tipo de fotografia. A câmera DSLR já oferece todas as configurações e recursos necessários para fazer uma imagem de grande qualidade. Ela também possui recursos para o tripé e a cabeça panorâmica. O equipamento mais importante, sem dúvida, é o tripé. É ele quem vai garantir a captura das suas fotografias no mesmo ponto e principalmente sem tremores.

A lente grande angular pode ajudar bastante, mas dependerá do ambiente, do local que você vai fotografar. Se for um ambiente interno, um estúdio por exemplo, quanto menor o comprimento focal, melhor, já que as distâncias são bem pequenas. Em ambiente externo, os comprimentos focais comuns nas lentes de kits SLR, de 18mm por exemplo, serão  boas opções. Lembrando que, a distância focal  das imagens não podem ter diferentes para montar a panorâmica.

Os filtros para lentes, também é uma dica super importante. A lente vai ajudar a equilibrar os tons, diminuir reflexos, e pode até diminuir  a intensidade do sol, que são as lentes com os filtros UV, por exemplo.

 

3-  Como fazer:

A maneiras mais usual e também a mais conhecida de fazer a fotografia panorâmica é o quadro-a-quadro. Você registra uma sequência de imagens de um plano vertical ou horizontal, por isso o tripé é fundamental, para não ter diferença nas imagens, e através de edição de imagem, já na pós produção, une as imagens formando uma só. É fundamental que, as configurações da primeira até a última foto sejam as mesmas, por isso fotografar no modo manual é fundamental.
Ou seja, todas as suas fotos devem ter o mesmo balanço branco, ISO, abertura, zoom e foco e já na pós produção, é ideal abrir todas as fotografias  juntas e aplicar com os mesmos comandos para todas.

Uma dica bem interessante é: fotografe na vertical e diminua distorções. Segurando a câmera verticalmente, você vai capturar um quadro maior em todas as cenas, o que dará maior liberdade para edição quando for juntá-las. Você deve repetir partes das imagens entre uma fotografia e outra para que existam pontos coincidentes que permitam unir as imagens depois.

4 – Edição de Imagem

Existem alguns softwares para fazer fotografias panorâmicas, mas os mais utilizados são o Photoshop e o Lightroom, ambos da Adobe. Uma pequena pesquisa no Google e você vai achar muitos artigos e tutoriais explicando como fazer fotografia panorâmica. Logo aqui abaixo, tem links que você poderá pesquisar mais sobre o assunto.
E aí gostou das dicas? Então compartilha com os seus amigos!