Apaixonados pela fotografia e um pelo o outro, o casal Anderson e Roberta, criaram o Câmera Mágica que hoje é referência na fotografia de casamento e ensaios externos.
Parceiros no NicePRO, concederam uma entrevista inspiradora para os leitores do Blog. Quer se inspirar?
Não deixe de ler esta entrevista.

1. Como e quando vocês iniciaram na fotografia?

A fotografia sempre esteve muito presente em nossas vidas. Desde bem novos adorávamos registrar os passeios, momentos em família e tudo mais que pudéssemos.

No início do namoro (em 2008), o Anderson tinha uma câmera digital compacta, bastante comum antes da chegada dos smartphones, e vivia com ela a tira colo registrando todos os nossos passeios, viagens e até alguns momentos em casa, rs.

Em 2010 iniciamos a “carreira” na fotografia com as divertidas cabines de foto maluca. Após fazer alguns trabalhos para uma amiga, como um hobby nos finais de semana, decidimos investir e montar nossa própria cabine. Foi então que surgiu a Câmera Mágica. Notebook, impressora, papeis fotográficos, acessórios divertidos para fantasiar os convidados das festas e câmera compacta nas mãos e lá fomos nós, através de indicação de amigos, profissionais parceiros que fizemos ao longo do caminho e o Orkut que utilizávamos bastante na época para a divulgação.

Com o tempo, sentimos a necessidade em nos aprofundar na fotografia para obter fotos com maior qualidade, que pudessem captar expressões, emoções e movimentos. Queríamos ir além das cabines, estávamos em busca de fotografias mais espontâneas nos nossos passeios, com nossos amigos e porque não como hobby em eventos nos finais de semana?!

Após três anos de investimento em cursos, workshops e equipamentos fotográficos, mais especificamente em 2014 decidimos deixar as cabines de lado e mergulhar no universo dos eventos. Em 2015 tomamos a decisão de nos dedicar exclusivamente à empresa e fazer do hobby nossa principal fonte de renda

2. Como vocês descrevem seu trabalho?

A fotografia mudou completamente a nossa vida! Amamos o que fazemos e sentimos que todos os dias são únicos e de aprendizado. Hoje temos a oportunidade de conhecer pessoas novas, conhecer suas histórias de vida e deixar um pouquinho da nossa também, além de ter mais tempo de apreciar a natureza, a família e os amigos.

A cada trabalho, temos o privilégio de presenciar os mais belos sentimentos de felicidade e transforma-los em arte, cores e vida. Esse contato renova as energias e revigora a alma.

A busca constante por desafios também é um fator que muito nos motiva na profissão. 

3. O que mais inspira vocês?

Nossa fonte de inspiração vem de todos os lugares em que frequentamos, dos filmes que assistimos, das músicas que ouvimos, mensagens e todas as coisas que nos façam refletir sobre o que estudamos em relação à composição fotográfica, iluminação, produção e direção de pessoas. E também, claro, da análise do trabalho de outros profissionais que além de nos fazer perceber pontos fortes e fracos em nossa fotografia, nos motiva e encoraja a seguir por novos desafios.

4. O que mais amam fotografar?

Amamos fotografar momentos de afeto, amor, trocas de carinho, em particular, com casais que estejam se preparando para o grande dia (save the date), ou para receber um novo membro da família (gestação/nascimento), o casamento, noivos em sua lua de mel (trash the dress). Curtimos muito registrar essa sintonia entre duas pessoas que se amam.

5. Cada ensaio de vocês é feito de uma maneira única, não tem um ensaio igual ao outro, o que vocês fazem para criar esse ensaio mais exclusivo?

Desde o primeiro contato, procuramos conhecer bem o casal e traçamos um perfil. Ao longo do tempo, utilizamos de vários artifícios para extrair seus desejos e sonhos para o dia do ensaio. Vamos lapidando sua expectativa, dentro do estilo de cada um. Essa etapa é fundamental para que possamos conhecer sua história, seus gostos, seu estilo e nos preparar para captar todos os detalhes que evidenciarão nas fotos, todo sentimento envolvido.

Com o perfil traçado, conseguimos identificar se os noivos são tímidos, extrovertidos, românticos, agitados e vamos quebrando o gelo ao longo do tempo. No dia do ensaio, buscamos uma direção que combine com seus gostos, deixando-os bem à vontade. Dirigimos as poses, com o mínimo de intervenção, e sem constrangimentos! Estamos todos ali para nos divertir e tornar o dia especial.

6. E por fim, você poderia deixar alguma dica ou mensagem para os leitores do Blog NicePRO que querem trabalhar nessa área?

Para as pessoas que desejam ingressar na carreira de fotografia, uma dica seria iniciar aprendendo os fundamentos básicos, dedicando-se em aprofundar seus estudos, conhecer bem seu equipamento e PRATICAR bastante! A partir dai, conhecer as variadas áreas de atuação e escolher aquela(s) que deseja se especializar. 

Atualmente o mercado de fotografia oferece uma gama extensa de opções de trabalho tais como: ensaios temáticos infantis, newborn, de casais, eventos, moda, objetos, gourmet, corporativos, dentre outros.

Dificuldades e recompensas são acontecimentos na vida de cada um de nós. Elas sempre vão existir, mas uma coisa que aprendemos com a fotografia é que TUDO serve de aprendizado. Os acertos servem para nos motivar e os erros para nos fazer aprender. A vida de fotógrafo é muito livre, você faz o que quer, na hora que quer, onde quer (na maioria das vezes), porém, com comprometimento, perseverança e disciplina cada profissional define sua identidade e conquista seu espaço no mercado. 

beta-e-anderson