No mundo da fotografia, o que faz a diferença é a qualidade da imagem e o olhar fotográfico original, e um dos maiores desafios de todo profissional dessa área é se destacar no mercado. O diferencial pode estar na apresentação do seu trabalho de maneira criativa, com um portfólio fotográfico impresso!
Muitos fotógrafos buscam clientes no “boca a boca” ou nas redes sociais, e costumam fazer a divulgação de suas fotos apenas virtualmente. Isso dificilmente destaca os detalhes e a verdadeira qualidade da imagem, afinal, nunca se sabe o aparelho em que as fotos estão sendo analisadas, que podem fazer bastante diferença! Um material impresso, com edição e acabamento impecáveis, pode ser o que está faltando para o seu negócio.
Pensando nisso, selecionamos algumas dicas essenciais para você começar a pensar no seu mais novo projeto de apresentação aos clientes. Confira!
1. Tenha um tempinho para projetos pessoais
Você vai precisar de um horário livre na sua agenda para dedicar a alguns projetos pessoais, que servirão para você adquirir material para o seu portfólio fotográfico. É importante manter um compromisso consigo mesmo para embarcar na nova atividade. Nesse momento, você é o seu próprio cliente!
2. Organize suas fotos
Sabe aquela pasta em que você foi jogando todos os seus arquivos de trabalhos passados (ensaios fotográficos, coberturas de eventos etc) ? Que tal começar a organizar suas imagens por aí?
Tipo de evento, data, nome do cliente: você decide! O importante é ter um catálogo no seu computador ou HD externo, que seja de fácil acesso.
3. Crie uma identidade
Para montar um portfólio, você vai precisar escolher uma especialidade para mostrar ao cliente. Festas de aniversário, casamentos, books de gestantes e recém-nascidos: o que você quer divulgar? Crie sua identidade e se apresente da maneira que você quer ser visto no mercado.
Caso você tenha mais de uma especialidade, vale montar mais de um portfólio, para que você possa ter opções de apresentação, dependendo do propósito de cada cliente.
4. Seleção, preparação e apresentação
Depois do trabalho de organização, está na hora de selecionar as melhores fotos para o seu portfólio! O material impresso dá a oportunidade de investir em maior qualidade, edição fotográfica diferenciada, o tipo de papel, com ou sem brilho, uma capa profissional com a identidade de sua marca e decoração das páginas que se encaixe com o tema das fotos. O objetivo é que seu cliente se encante com o seu trabalho e portfólio!
É importante se ater à quantidade das fotos que vão ser impressas: nem muitas — o que tornaria o seu portfólio maçante —, nem tão poucas, que acabariam em um virar de folhas! Uma dica preciosa é colocar as imagens de maior impacto na página direita, pois esse lado atrai maior atenção de quem vê o álbum.
Montar um portfólio impactante e de qualidade exige tempo e dedicação, mas, depois de pronto, o retorno é garantido! Lembre-se de manter a coerência de estilo e qualidade do seu trabalho e você certamente terá um portfólio fotográfico impresso perfeito!
Gostou do post de hoje? Então aproveite para conhecer mais os serviços oferecidos pela NicePRO e crie o seu portfólio fotográfico impresso com a gente! Nós oferecemos preços abaixo do mercado, qualidade, durabilidade e atendimento prioritário, além da vontade de te ajudar a alavancar sua carreira como fotógrafo profissional.