A cultura da comemoração com fogos de artifício está enraizada nos brasileiros. Com a proximidade das festas de final de ano, é hora de descobrirmos a melhor forma de registrar este momento lindo. Em algumas cidades, como o Rio de Janeiro, que tem um dos réveillons mais badalado do país, o uso dos fogos se transforma em uma verdadeira obra de arte no céu.

Mas não é preciso estar em Copacabana para conseguir imagens lindas. Neste artigo, vamos apresentar algumas técnicas para fazer fotos de fogos de artifício, esteja onde você estiver!

Please, use o modo manual da câmera!

O ambiente atípico provavelmente vai deixar sua câmera maluca. Por isso, é extremamente importante usá-la no modo manual. Assim, você pode dar todos os comandos necessários de abertura, velocidade e ISO para obter a melhor foto. 

Em alguns lugares, a queima de fogos acontece aos poucos, com intervalos. Comece testando as configurações. Estabeleça uma velocidade entre 2 e 10 segundos, abertura de diafragma entre f/5 e f/11 e o ISO de 200 a 800 (máximo aceitável para evitar uma imagem com muito ruído). Depois, vá ajustando conforme o resultado que vê na tela. Usar uma velocidade mais baixa é recomendado para registrar o rastro de luz deixado pela explosão dos fogos. A largura dessas faixas varia de acordo com o valor de abertura.

Outro detalhe importante é desligar também o foco automático. Caso contrário, a cada disparo sua câmera vai tentar reconhecer o foco novamente e isso vai gerar imagens desfocadas, fazendo com que você perca os melhores momentos. Determine o foco previamente no modo manual. 

Não esqueça o tripé, seu fiel escudeiro

Usar baixa velocidade e ISO só é possível com auxílio de um tripé. Ele proporciona estabilidade para que a câmera registre a cena sem tremidas. É importante usar um disparador remoto ou ativar o temporizador, para minimizar ainda mais os movimentos indesejados. 

Outro detalhe é que algumas câmeras possuem um recurso estabilizador de imagem (chamado de VR ou IS). Quando estiver usando tripé, a recomendação é desligar este dispositivo, porque ele pode interferir gerando uma vibração que não existe. 

Hora de pensar no enquadramento

Depois de estabelecer e pensar nos parâmetros que serão usados nos primeiros cliques, é preciso imaginar qual o melhor cenário para fotografar. Tente imaginar onde serão as explosões dos fogos e enquadrar usando a regra dos terços. 

Alguns eventos de queima de fogos acontecem à beira da praia ou próximo à algum lugar turístico. Pense se somente os fogos entrarão na sua foto ou se é interessante incluir parte do ambiente. Isso vai determinar também o seu posicionamento e qual tipo de lente você deve usar.

Ative a opção metralhadora de cliques

Praticamente todas as câmeras profissionais possuem disparo contínuo. Ou seja, a cada clique que você dá, a câmera executa cliques sequenciais.

Para fotografar os fogos de artifício é essencial ativar este recurso, já que as explosões são rápidas e produzem efeitos diferentes a cada segundo. No final, você terá muitas fotos e poderá escolher as melhores. 

Diga tchau ao flash!

Neste tipo de situação é praticamente impossível obter um bom resultado com o uso do flash. Se sua câmera já estiver no manual, o flash que vem incorporado a ela não será ativado. Também não precisa se preocupar em ter um flash dedicado. A luz pode realçar a fumaça residual dos fogos ou ainda atingir somente o primeiro plano. 

Nossa última dica para conseguir bons resultados nas fotos de fogos de artifício é: testar sempre. Só assim você vai conseguir atingir seu objetivo da melhor maneira possível. Aproveite as festas que acontecem durante o ano todo e treine bastante.

Agora que você aprendeu, compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais! 

Fotos:
Fundo paisagens
Olhares
fotografia profissional