O mercado de trabalho para fotografia é impulsionado pelos avanços tecnológicos contínuos, que levam os fotógrafos a construírem conhecimento permanentemente, diversificarem a sua ação em comunicação, artes e também em questões técnicas. Portanto, ganhar dinheiro com arte é desafiador!
Fotógrafos autônomos são também empresários e captar novos clientes depende deles mesmos e de mais ninguém. Além disso, quanto mais nos aventuramos pelo mundo da fotografia, mais investimentos são necessários, em estudos ou em acessórios e equipamentos.
Dessa forma, surge a pergunta: como faturar mais sendo fotógrafo? Veja abaixo como é possível se diferenciar entre tantos do seu ramo e ter lucro com o seu trabalho, mesmo em tempos de crise!
Estabeleça os valores dos seus serviços
O orçamento tem um papel importante para faturar mais, portanto, é necessário tratá-lo com o devido cuidado. Ter orçamentos bem feitos pode ser a chave para fechar bons contratos, pois fará com que o cliente note o cuidado e o profissionalismo que você tem com o seu serviço.
Mas ter uma ideia de preços e estratégias de venda requer planejamento e dedicação. Algumas perguntas estratégicas podem auxiliar nesse processo, como “quem pode comprar meus serviços?”, “onde essas pessoas estão?” e “como elas deveriam enxergar o meu trabalho?”.
É preciso ter cuidado na hora de analisar os preços da concorrência para estabelecer os seus, afinal, a sua necessidade financeira é que deve ser o foco dos cálculos. Estude quanto você precisa ganhar por mês, analisando a quantidade de eventos que deseja realizar e os custos fixos que você tem, como:
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Aluguel/ condomínio/ parcela do imóvel;
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Água;
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Luz;
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Telefone/ internet;
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Celular;
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Alimentação;
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Despesas de transporte (táxi/ ônibus/ metrô);
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Outros gastos básicos, como plano de saúde.
Aprenda a fazer um bom networking
Networking é a técnica de estabelecer e manter contato profissional com especialistas da sua área, que você acredita que sejam proveitosos para você. Para realizar um bom networking, é essencial que você mantenha o seu foco nos fotógrafos (ou modelos, organizadores de eventos, enfim, pessoas que estejam ligadas ao ramo da fotografia) que você acredita que abrirão portas pra você futuramente — tornando-se parceiro ou sócio do seu negócio, por exemplo. Por isso, o networking também é um grande diferencial para faturar mais.
Usar as redes sociais (Facebook, Instagram ou Linkedin, por exemplo) são boas plataformas para iniciar um relacionamento com uma pessoa que seja interessante profissionalmente para você. Pense em quais seriam os atributos e qualidades do seu parceiro ideal, para ter um norte e saber com quem você gostaria de trabalhar.
Mas essa prática não se trata apenas de conhecer gente nova e encher a sua lista com vários números de Whatsapp. Lembre-se que fazer networking significa demonstrar interesse em ajudar e não só em “ser ajudado”. Assim, não fale apenas de si mesmo, autopromovendo-se insistentemente. Mostre como você pode ser um contato valioso e oferecer crescimento profissional também!
Zele pela reputação do seu trabalho
Um cliente insatisfeito gera propaganda negativa para o seu negócio — o suficiente para influenciar cerca de 10 pessoas, que inclusive, poderiam ser novos consumidores. Para evitar essa situação, procure ser lembrado como alguém que se importa com a opinião dos seus clientes. Construir uma boa reputação profissional é um dos segredos para que o seu público-alvo se lembre de você para fechar futuros negócios.
Portanto, mostrar o potencial do seu trabalho é essencial para faturar mais. Ser um fotógrafo organizado, com serviços e valores bem planejados e que sabe gerir o próprio tempo é muito importante para construir uma boa reputação, pois representam bases cruciais para, praticamente, qualquer área profissional. Tenha paciência para configurar bem a sua câmera, escolher o enquadramento e compor a imagem.
Cuide da sua história como fotógrafo, porque ela é que comprovará a sua competência. Invista em portfólios, fotolivros e fotoprodutos de qualidade. Faça uma seleção do seu trabalho e divulgue apenas as suas melhores imagens; é melhor ter menos fotos do que ter muitas de baixa resolução e pouca relevância para mostrar.
Gostou das dicas de como faturar mais sendo fotógrafo? Quer saber mais sobre como fazer um portfólio fotográfico? Leia o nosso artigo sobre o assunto e aprenda!
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Interessante.