O desfoque na foto é um fenômeno dos mais comuns. Às vezes, intencional — para se priorizar algum elemento da foto em relação a outro, ou algum movimento, por exemplo — mas, muitas vezes, é resultado de um pequeno descuido.

Frequentemente, quando fazemos um ensaio fotográfico, ficamos satisfeitos com o resultado na hora, olhando pela telinha da câmera — muitas vezes, as oportunidades de registro acontecem tão rápido, que nem temos tempo para conferir se a foto anterior ficou boa antes de clicarmos a próxima.

Então, na hora da verdade, ao abrir as fotos num computador para tratá-las, vemos o problema: fotos desfocadas. Contudo, saiba que este não é o fim do mundo! Afinal, um desfoque não significa uma foto perdida. 

Felizmente, a fotografia digital nos oferece diversos meios de contornar a questão do desfoque, uma vez que todo o processamento da imagem se dá por meio de computador. Assim, há muito mais opções de tratamento que corrijam uma falta de foco hoje em dia do que havia na época do filme. 

Além disto, há dicas valiosas para te ajudar no momento de tirar uma foto e evitar a falta de foco. Quer conferir quais são? Então siga a leitura!

Antes da foto

Como antecipamos, há vários cuidados que podem ser tomados na hora de fazer a foto para prevenir a perda de definição ou desfoque, envolvendo as configurações mais importantes da câmera e alguns equipamentos úteis. Vejamos, a seguir, os mais importantes!

Aumente a velocidade do obturador

Uma das configurações mais importantes de uma câmera DSLR manual é a velocidade do obturador, ou o tempo de exposição. Em uma velocidade mais alta, a câmera leva uma fração minúscula de segundo para realizar toda a operação de abrir o obturador, capturar a imagem, e fechar. Com isso, fica muito mais fácil congelar movimentos em uma imagem.

Contudo, há um ponto negativo: com menos tempo de exposição, há menos luz. Quando falta luz, muitas vezes compensa-se reduzindo a velocidade, para que o sensor da câmera fique mais iluminado.

Como consequência, o sensor fica mais sensível a movimentos, o que dificulta com que uma foto fique firme e com a nitidez esperada, ao invés de tremida e desfocada. Por isso, sempre que possível, fotografe tendo em mente uma velocidade mais alta de obturador, para garantir um tempo menor de exposição.

Busque o meio termo da abertura da lente

As lentes da câmera possuem, em seu interior, toda uma composição de vidros e demais elementos mecânicos. Diante disso, vale a pena observar que a imagem perde um pouco de sua nitidez quando se faz uma foto nas aberturas mínima e máxima da lente, dando impressão de desfoque.

Assim, procure, em sua lente, a abertura que proporciona a você a definição ideal. Geralmente, esta estará no meio termo entre a abertura máxima e a abertura mínima.

Prefira um ISO menor

A tecnologia das câmeras DSLR atuais permite um bom processamento de imagens com valores altos de ISO — ou seja, maior sensibilidade do sensor à luz. Contudo, muitas câmeras ainda têm o problema da perda de definição quando o ISO está mais alto, com a ocorrência de ruído na imagem e bordas mais borradas.

Considere, então, um valor de ISO mais baixo para garantir um foco mais preciso e maior definição em sua imagem. Nesse caso, também é importante realizar testes e encontrar o melhor valor por conta próprio.

Use um tripé

Como comentamos sobre a velocidade do obturador, a falta de luz muitas vezes nos leva a reduzir o tempo de exposição, até que a iluminação da foto fique em um nível favorável.

Com isso, a foto fica muito mais sensível a qualquer movimento, de modo que, muitas vezes, nem segurando sua câmera com firmeza você consegue uma foto “parada”.

Para neutralizar isso, conecte sua câmera a um tripé, garantindo que ela fique completamente estática no momento do clique. Além disto, acionar um timer de dois segundos pode impedir o pequeno movimento que ocorre quando apertamos o botão da câmera para disparar a foto.

E isso também é recomendado para fotos de longa exposição, em que o obturador fica aberto por alguns segundos e requer que a câmera fique completamente parada. Um tripé rígido o suficiente impede qualquer movimento da câmera que possa causar desfoque em sua imagem.

Ligue o estabilizador de imagem de sua lente

A grande maioria das lentes atuais para câmeras DSLR possui uma função de estabilização de imagem. 

Ela é um pouco complicada, mas, basicamente, costuma funcionar por meio de um elemento dentro do corpo da lente, que provoca a refração de raios de luz que incidem nela de modo mais indireto, corrigindo sua incidência no sensor e compensando pequenos movimentos.

Ainda assim, isso não é tão relevante quanto manter o estabilizador de imagem ligado. Há alguns fotógrafos que notam uma perda mínima de qualidade por conta da estabilização de imagem, então, acabam mantendo a função desligada e utilizam um tripé.

De fato, há certa perda de qualidade, uma vez que, quanto mais elementos de uma lente estão em funcionamento, mais a luz será filtrada e alterada até chegar no sensor da câmera. Porém, se você não tem um tripé no momento, vale a pena manter o estabilizador ligado.

Priorize o foco manual

Não tem jeito: o olho do fotógrafo é mais confiável do que qualquer motor de foco. Dependendo das condições de iluminação do local, um foco automático pode levar muito tempo e não “cravar” no ponto desejado, dando destaque a um objeto distinto daquele visado pelo fotógrafo.

Por isso, o domínio do foco manual é importantíssimo para qualquer fotógrafo, uma vez que permite maior precisão e adequação à sua intenção no momento de capturar a imagem.

Depois da foto

Mesmo que, por qualquer motivo, haja algum descuido no momento da foto dentro daquilo que já foi dito acima — ou talvez algum motivo de força maior, como um movimento imprevisto, por exemplo — não significa que a foto foi perdida. Abaixo, veremos algumas opções de tratamento de imagem que podem resolver seu problema.

Aumente a nitidez da fotografia

Em programas de tratamento de fotos, como o Photoshop, é possível que se aplique uma melhoria de nitidez em locais específicos da imagem. Isso é excepcional para corrigir partes borradas ou para dar destaque a alguma área da imagem que tenha ficado fora de foco.

Além disto, é possível, também, aumentar a nitidez da imagem como um todo. No Photoshop, na aba “Imagem”, há, junto aos controles de cor, contraste, saturação, etc., o controle específico de nitidez.

Isso torna as bordas da sua imagem mais definidas, delineando bem os objetos e corrigindo o desfoque.

Filtro de alta frequência

O Photoshop também oferece uma diversidade de filtros de imagem capaz de lhe conferir um aspecto diferenciado. Seja conferindo um granulado típico de filme, ou fazendo sua foto parecer um desenho, há filtros para todos os gostos criativos.

Nesse sentido, há um filtro especialmente útil: o filtro de alta frequência, ou high pass. Basicamente, ele funciona dando maior destaque aos contornos dos objetos da imagem, ressaltando-os em relação aos outros, e em relação ao fundo. Com ele, sua imagem fica muito mais nítida e o foco, ainda mais preciso!

Corrija fotos desfocadas com um programa específico

Além dos mais famosos, que fazem todas as funções de tratamento de imagem, ainda há programas no mercado que se destinam especificamente a corrigir fotos desfocadas. É o caso do Unshake e do SmartDeblur.

Ambos realizam um novo processamento na imagem, detectando locais em que há pouca definição nos pixels. Então, o programa os reorganiza e ajusta as cores, neutralizando algum eventual movimento ou desfoque, e aumentando o nível de nitidez de sua imagem.

Esses programas conseguem consertar até certo nível de desfoque, produzindo resultados, sem dúvidas, mais atraentes do que as fotos desfocadas que você selecionou para que eles processassem.

Por fim, é importante ter sempre cuidado com o foco da imagem ao clicá-la. Assim, você garante que ela fique ainda mais bela e chame mais a atenção no momento do tratamento, em vez de ter que se preocupar em corrigi-la.

E então, gostou do post? Esperamos que essas dicas ajudem você a otimizar seu trabalho, levando para casa ou para seu cliente o máximo possível de fotos bonitas e nítidas! Afinal, esse é um dos principais passos a seguir caso você queira montar um álbum de fotos de qualidade para seus clientes!