Ser um fotógrafo freelancer é uma boa opção em teoria. Você escolhe seus projetos, é seu próprio chefe, tem todo o retorno financeiro, porém, conseguir se sustentar exclusivamente disso pode ser difícil, ainda mais que hoje temos uma grande variedade de fotógrafos ou aspirantes a fotógrafos dispostos a realizar os mais diversos trabalhos, muitas vezes, por um valor inferior ao que você, como profissional, cobraria.

Dessa maneira, não é fácil se manter neste meio. Já o fotógrafo contratado, ou empresarial, tem uma vasta área para trabalhar de acordo com produtos e serviços para divulgação, eventos ou para trabalhos da empresa na internet. A fotografia empresarial é utilizada mais como um recurso de comunicação com seu público, seja ele interno ou externo.

Se você quiser dar um passo a mais na carreira, deixar de ser freela e se tornar um fotógrafo profissional, trabalhando para empresas, revistas, estúdios entre outros, confira essas 5 dicas que preparamos para você!

1- Monte um portfólio

É muito importante investir em um portfólio, pois ele que vai mostrar o que você faz e do que é capaz. Atualmente existem muitos tipos de ensaios: new born, casamento, festas, família, books, objetos inanimados — caso seja para publicidade — e por aí vai. O próximo passo é escolher o ramo no qual você pretende trabalhar

A partir daí, explore iluminações interessantes, lugares inusitados, formule uma ideia e o que você pretende passar com aquelas imagens. Lembre-se que além de toda a bagagem de conhecimentos fotográficos, o item mais importante é seu portfólio, por isso mantenha-o flexível e atualizado. Além disso, dê preferência aos impressos, pois são mais formais e dão uma dimensão melhor de suas fotografias.

2- Seja original e criativo

Seja criativo, exponha suas ideias, mostre o que você pode fazer através de suas lentes. As pessoas querem um diferencial em sua empresa, nada de clichês e mesmices. Não tenha medo de dar sugestões, o máximo que você pode ouvir é um ‘não’.

3- Converse com profissionais mais experientes

Ninguém consegue algo grande sem parcerias e ajuda de outros profissionais, bem mais experientes que você. Faça perguntas, peça dicas, opiniões, mostre seu trabalho para ver se você está no caminho certo. Procure ver os trabalhos que já foram realizados para que você possa observar detalhes que poderão ser úteis no seu trabalho.

4- Aprenda sempre

Faça tudo que puder para investir no seu aprendizado, desde cursos de fotografias até aprender com conteúdos online. Quanto mais você souber, mais poderá acrescentar nas suas fotos. Saber qual lente usar, o ISO ideal para cada ambiente, os equipamentos de apoio, a  iluminação adequada, os melhores softwares/programas para edição, como editar, etc. Dedique-se ao máximo que puder e treine bastante.

5- Mostre o seu talento como fotógrafo profissional

Existem muitos fotógrafos, mas nem todos se adequam ao que uma determinada empresa procura, ou ao preço que estão dispostos a pagar. Saiba onde procurar e mostre o que você tem de melhor, com dedicação você chega lá!

Saiba aonde quer chegar e mão na massa! Obstáculos sempre vão aparecer no meio do caminho, mas se você tem um objetivo, basta lutar que todo sonho é possível.

Gostou do post de hoje? Então aproveite para aprender como montar um álbum de fotos de qualidade!