O marketing para fotógrafos, é o artigo que vai te dar dicas para você atrair e fidelizar cada vez mais clientes. Saber divulgar, atrair e falar com o cliente nem sempre é uma tarefa mais fácil. Por isso, é preciso ter noções de gestão de negócios, mas, principalmente, de marketing, para que seja possível criar estratégias efetivas para vender mais e prosperar no mercado. 

Crie um banco de dados

Não é possível começar a falar sobre marketing para fotógrafos sem antes falar sobre os clientes, eles são o maior trunfo do seu negócio. Um banco de dados dos seus clientes é a melhor maneira de torná-los uma ferramenta eficaz para o seu crescimento. Você pode criar o seu banco de dados e classificar seus clientes de maneiras diferentes, assim você vai oferecer ao cliente o que ele realmente precisa.

Exemplo de categorias:

  • Clientes atuais
  • Clientes já fizeram algum trabalho e não fazem mais.
  • Erros (clientes que você cometeu algum erro, esses precisam de mais atenção).
  • Aniversariantes do mês (você pode presentear o seu cliente ou oferecer alguma promoção para fotografar a sua festa de aniversário)
  • Parceiros (coloque os parceiros atuais e os futuros parceiros)
  • Fornecedores 

Um bom banco de dados dos cliente é vital. Esse é o primeiro passo para fazer seu plano de marketing. Saber bem quem são os seus clientes e o seu público-alvo, dá a oportunidade de vender para eles o que eles realmente querem comprar.

 Site

É fundamental que o fotógrafo tenha um site para mostrar os seus trabalhos e passar mais confiança para os seus clientes. Um bom site não custa barato, então esse é o primeiro investimento que você deve fazer. Lembre-se que você também precisa de uma boa identidade visual.
No site, divulgue o seu trabalho, mostre os depoimentos de seus clientes, assim você passará mais credibilidade, e principalmente, mantenha-o sempre atualizado.

É muito importante que você coloque todos os seus contatos, e se possível crie um campo para ele mandar uma mensagem para você. Aproveite também para divulgar as suas redes sociais.

Divulgação 

Existem muitos meios para o fotógrafo divulgar o seu trabalho, em revista, feiras, como as redes sociais. Listei as mais comuns e mais utilizadas por fotógrafo.

  • Revista – Atualmente existem inúmeras revistas impressa e online. Se você é fotografo de casamento, por exemplo, as revistas especializadas nesse ramo, é uma ótima opção. Assim, você terá visibilidade para possíveis clientes, para outros fornecedores de casamento e amigos de profissão, o que pode render também boas parcerias.
  • Facebook Ads – Post Patrocinado é muito eficiente, você pode anunciar de acordo com o seu financiamento e monitorar os resultados, além de conseguir divulgar para um público mais específico.
  • Feiras e eventos: Nesse caso você precisa alinhar o custo e benefício, não é muito barato expor, tem que lembrar que o estande precisa estar apresentável, ir na feira apenas para marcar presença pode se tornar um problema e os cliente podem ter uma má impressão da sua empresa.
  • Google AdWords: também é muito eficiente, parecido com o Facebook você pode anunciar de acordo com o seu orçamento. Esse tipo de divulgação é preciso de uma ajuda de um profissional para ter bons resultados.
  • E-mail Marketing: Você pode enviar e-mail com promoções, ou até parabenizando pelo aniversário do seu cliente, assim, você estreitará o relacionamento com o cliente. Existem algumas ferramentas gratuitas,  que enviam para até 2 mil contatos,o e-mail mkt é uma ótima forma de divulgação com o custo melhor ainda, zero.
  •  Redes Sociais: O ideal é que você esteja presente em todas, mas principalmente Facebook e Instagram. Você sabia que Facebook também tem horário nobre para postagem? De terça a sexta são os melhores dias, nos horários de 11hs a 12h (antes um pouco do horário de almoço) e 16 às 18h quando geralmente termina o expediente. No fim de semana o melhor horário é entre 11hs-12hs e domingo a partir das 19. Já no Instagram, o fim de semana é a melhor opção, o dia inteiro. Durante a semana os melhores horários são de 11h às 12h e depois das 16hs às 17hs.


Preço ( a lei do primeiro número, a partir de, opção padrão ou a mais vendida

  • Quando você passar os valores do seu pacote, comece com o pacote mais barato, quando ele fizer outros orçamentos vai ser o primeiro pacote que ele vai se lembrar ou prefira colocar a partir de…
  • Mostre para ele a opção mais vendida ou opção padrão. 
  • Dê cupons com descontos aos seus amigos para eles divulgarem e passarem para os amigos deles.
  • Considere um desconto para seus amigos e familiares. São eles que vão indicar melhor o seu trabalho
  • Oferecer mini-tiros, sessões de férias, sessões temáticas e festas de retratos como um custo mais baixo, maior opção de volume
  • Dê descontos por volume para mais de um serviço, pacotes e preços agrupados
     
marketing para fotógrafos
Business People Handshake Greeting Deal at work.

 

Pós venda 

O pós-venda é tão importante quanto a venda em si, você precisa demonstrar para o seu cliente que ele é importante mesmo depois de ter realizado o trabalho. 

  • Recompense os clientes passados ​​com descontos e incentivos com promoções. Dê a eles mais razões para se lembrar de você quando conversarem com amigos e familiares. Dê um presente a cada cliente com sua imagem favorita de uma de um ensaio ou evento que você fez para ele. Pode ser um ímã, cartão, agenda, caneca, caderno, até mesmo uma camisa, todos personalizados e com as suas informações de contato (website e número).
  • Cumpra os seus prazos e promessas, melhor que isso, entregue o seu trabalho antes do prazo e nunca deixe passar.
  • Procure saber o que ele achou do seu serviço, mostre que a opinião dele é muito importante para você. 
  • Não seja tímido. Distribua cartões, peça para seus clientes indicarem o seu trabalho, para amigos e familiares.

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