Muita gente acha que, para ser um fotógrafo profissional, só é preciso ter uma boa câmera e apertar um botão, mas isso é um enorme erro. Para obter sucesso é preciso muito mais que isso: dedicação, estudo, técnica, um olhar diferenciado e bastante prática!

Se você é um fotógrafo iniciante, você já notou que vai ter muito trabalho pela frente, não é mesmo? Para te ajudar a alcançar o sucesso nessa área, preparamos o post de hoje com essas 5 dicas para alavancar sua carreira. Confira!

Equipamento

O que faz a maior diferença na qualidade da fotografia é o conhecimento e o olhar do fotógrafo, mas o equipamento também é importante! Para quem está começando a fotografar profissionalmente, uma câmera DSLR é suficiente. Com o passar do tempo, você pode investir em um upgrade de equipamentos.

As objetivas — ou lentes —, são, muitas vezes, mais importantes que o corpo da câmera em si. O ideal é ter duas ou mais opções de objetivas, para que você tenha mais liberdade na hora de fotografar. Você pode contar com a lente mais básica que é a 18-55mm, com a 50mm, que é super criativa e pense também em investir em uma lente com zoom maior.

Vale lembrar que cada segmento de fotografia exigirá diferentes tipos de lentes e outros equipamentos, portanto, é importante analisar quais serão melhores investimentos para o seu trabalho, de acordo com a especialidade que você pretende seguir.

Segmento

Quando se está iniciando na fotografia, é importante passar por várias áreas até encontrar aquela com a qual você mais se identifica. Assim que o segmento for escolhido, é hora de direcionar seus conhecimentos e experiências para ele. Quanto mais estudo e prática, melhor! 

Não adianta querer fotografar eventos, ensaios, festas, shows, produtos, moda e paisagem ao mesmo tempo. Se escolher várias áreas, você não conseguirá se aprofundar em nenhuma e, assim, dificilmente terá destaque.

No caso de escolher mais de um segmento, certifique-se de que eles tenham aspectos em comum, por exemplo: ensaios de família e newborn ou eventos sociais, como casamentos e festas de 15 anos. Dessa forma, você poderá fazer cursos específicos, montar portfólios mais direcionados, usar praticamente os mesmos equipamentos e, somando as experiências na mesma área, poderá se tornar referência no mercado.

Estudo

Até mesmo os fotógrafos experientes precisam estudar muito e estar sempre atualizando seus conhecimentos. Se você está iniciando e quer obter sucesso, saiba que cursos, eventos e workshops são os investimentos mais importantes para você!

Faça um curso de fotografia profissional, cursos de um segmento específico, cursos de edição de imagens e até mesmo cursos de negócios, se você for trabalhar por conta própria. O importante é adquirir conhecimento!

Divulgação

Para obter sucesso, é preciso ter clientes; e, para alcançar os clientes, é preciso que seu trabalho e portfólio sejam vistos. Para isso, invista em divulgação: faça cartões de visitas; peça para seus amigos te indicarem para outras pessoas; crie um site e perfis nas redes sociais.

Parcerias com empresas do mesmo segmento também são ótimas formas de divulgação. Se você fotografa eventos, por exemplo, faça uma parceria com buffets e cerimoniais. Vocês podem trocar indicações para os clientes ou até mesmo combinar uma porcentagem, caso um cliente deles feche com você. 

Seguro e backup

Sabe aquela história de “aprender com os erros dos outros”? Então atente-se a essa dica e não espere acontecer com você para começar a se prevenir. Um seguro para o seu equipamento não é caro, e pode te poupar de um grande prejuízo. 

Outro problema muito sério é perder os seus arquivos, pois, além de colocar sua credibilidade em risco, será a perda inestimável para seu cliente. Portanto, sempre retire o cartão de memória da câmera quando estiver indo embora do evento ou ensaio e deixe-o com você para evitar esse problema, caso tenha o equipamento furtado, por exemplo. Além disso, não se esqueça de fazer backup de seus arquivos em, pelo menos, três locais diferentes. 

Gostou das nossas dicas? Então aproveite para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas atualizações, que te ajudarão a fazer a transição de fotógrafo iniciante à fotógrafo profissional!