Em um mercado cada vez mais competitivo como é o da fotografia, boas estratégias de divulgação são essenciais. Com a grande popularidade das redes sociais, divulgar seu serviço de fotografia está mais acessível, porém não tão fácil.

Alguns fatores devem ser levados em consideração e, para te ajudar, vamos deixar aqui 4 dicas para que você possa aumentar o alcance da sua fotografia! Confira:

1. Produza conteúdo relevante

Uma estratégia importante e ainda pouco explorada no ramo da fotografia é a produção de conteúdo relevante para seus clientes. E o melhor de tudo, isso pode ser feito gratuitamente.

Em primeiro lugar, você deve criar um canal para postar esse conteúdo. Um blog vinculado ao seu site é uma das melhores opções. Nele você pode divulgar seus trabalhos, focando sempre na elaboração de textos que acompanhem os álbuns fotográficos. Porém, um dos maiores trunfos de se ter um blog é poder divulgar textos úteis para seus clientes.

Se você trabalha no mercado de casamentos, por que não criar conteúdo indicando locais para se fazer um ensaio externo? Você atrairá, entre outras pessoas, noivas que buscam saber essas dicas e que talvez não tenham um fotógrafo.

Mas não pare por aí. Ofereça conteúdo de decoração, dicas de roupas, tendências… Isso só aumentará seu posicionamento nos mecanismos de busca, trazendo cada vez mais visibilidade para sua marca.

2. Faça parcerias

Mesmo com a internet, a indicação de profissionais ainda é um dos principais canais de divulgação para sua marca. Caso você ainda não tenha finalizado muitos trabalhos e não possa contar com a indicação de vários clientes, buscar parcerias com outras empresas do seu segmento é sempre uma boa opção.

Buscar um bom relacionamento com buffets, salões ou cerimoniais, caso você seja um fotógrafo social, é uma boa maneira para que eles te indiquem para novos trabalhos. Dificilmente esse tipo de fornecedor paga para que fotógrafos produzam material de divulgação. Então, por que não enviar para cada um deles uma foto específica, com sua logomarca? Assim, eles ficarão gratos pela gentileza e você terá divulgação gratuita do seu trabalho, sem contar as possíveis indicações.

3. Invista nas redes sociais

As dicas anteriores geram quase nenhum custo para você. Porém, caso você queira investir alguma verba em divulgação, pense com carinho nos anúncios pagos em redes sociais. Com eles você gastará muito menos do que na mídia tradicional e ainda poderá direcionar sua divulgação para um público em específico.

Redes sociais como Facebook e Instagram são perfeitas para fotógrafos e permitem a segmentação do público a ser atingido. Com a estratégia certa, você pode alcançar dezenas de milhares de pessoas sem ter um gasto exorbitante.

4. Divulgue em canais especializados

Hoje em dia existem diversos sites, blogs e canais no YouTube direcionados para públicos específicos que podem coincidir com sua área de atuação. Buscar dialogar com eles e divulgar sua marca nesses canais é uma boa maneira de atingir um público segmentado.

O mercado de casamentos, por exemplo, conta com vários blogs que produzem conteúdo para centenas de milhares de noivas. Essas clientes em potencial costumam acessar as plataformas diariamente. Procure saber os custos de divulgação do seu serviço de fotografia nesses espaços e, caso encaixem no seu orçamento, invista para aumentar o seu alcance!

De nada adianta aumentar o seu alcance de divulgação se você não tiver um material a ser exposto. Então que tal conferir nossas dicas para criar um portfólio impresso e encantar seus clientes?