O apelo visual é uma das características mais marcantes para uma boa estratégia de marketing nas mídias sociais, pois, além de as imagens receberem maior visibilidade, elas são formatos de conteúdo de consumo mais fácil que um texto, por exemplo.
Tanto é grande esse apelo pelas imagens, que as redes sociais rapidamente se tornaram um excelente canal de divulgação para fotógrafos e profissionais da área. No entanto uma das maiores dúvidas que todos ainda têm é sobre como aumentar o alcance das postagens.
Neste post, nós vamos mostrar a você quais as melhores redes sociais para fotógrafos e, ainda, quais os horários mais indicados para postar em cada uma delas. Vamos lá!
Quais as melhores redes sociais para fotógrafos?
Atualmente, existem diversos tipos diferentes de redes sociais, que variam de acordo com seu propósito com relação ao usuário. Algumas são mais genéricas, outras mais direcionadas a um nicho específico; algumas trabalham com formatos mais variados, outras apenas com foto ou texto; algumas servem para falar com os amigos, outras para fazer conhecer novas pessoas.
Pensando assim, dá para concluir que o fotógrafo deve considerar e investir em redes sociais que tem maior apelo visual.
Instagram + Facebook
Partindo desse princípio, a combinação Instagram + Facebook parece ser um bom ponto de partida, pois é possível trabalhar com os amantes de fotografia da primeira, ao mesmo tempo que investe no amplo alcance da segunda.
No caso do Instagram, a grande quantidade de filtros e opções de edição disponíveis se mostra um grande diferencial para quem a utiliza.
500px e Pinterest
Para expor fotos online, existem algumas opções de redes sociais que funcionam como uma espécie de galeria. Se a sua intenção é vender e comprar fotos, a opção ideal é a rede 500px, que, com uma pegada um pouco mais profissional, permite esse tipo de interação.
Já se o objetivo é simplesmente expor para divulgar o trabalho, o Pinterest é a alternativa perfeita, pelo alcance e pela penetração que tem entre artistas e simpatizantes.
Quais os horários ideais para postagens?
Existem estudos que falam sobre horários perfeitos para postagem em duas redes sociais que fazem sentido para fotógrafos: o Facebook e o Instagram. São nelas que o horário da postagem tem maior influência, já que são redes sociais que trabalham como feeds e linhas do tempo.
As outras citadas acima têm um trabalho maior de exposição e criação de álbuns, que funcionam junto de uma ferramenta de busca. Dessa maneira, o horário da publicação acaba influenciando menos.
De acordo com um estudo realizado pelo Scup — uma das principais ferramentas de monitoramento de redes sociais presentes no mercado brasileiro —, no Facebook, os melhores dias para postar são entre terça e sexta-feira, evitando fins de semana, que são os momentos em que as pessoas estão menos conectadas.
Durante a semana, nesta rede social, os melhores horários são antes do almoço — entre 11h e 12h — e no final da tarde, antes de terminar o expediente — entre 16h e 18h —, pois são os horários em que as pessoas relaxam e mexem mais na internet, antes de sair do trabalho.
No Instagram, ao contrário do Facebook, os dias mais movimentados são justamente os finais de semana, que são os dias em que as pessoas mais postam. Além das tardes e noites de final de semana, os dias de semana, no período da noite, também têm movimento na rede social de fotos.
Além disso, esse dado mostra que o horário da noite — a partir das 19h — não deve ser completamente abandonado pelos fotógrafos que buscam atingir melhores resultados nas redes sociais.
Por fim, vale lembrar que analisar o engajamento de suas publicações, e pensar em postagens úteis e relevantes para seu público-alvo, são trabalhos fundamentais para quem deseja investir em redes sociais para fotógrafos.
Agora que você já sabe sobre as redes sociais e os melhores horários de postagem, que tal potencializar ainda mais o seu trabalho e descobrir como faturar mais exercendo esta profissão?