A fotografia em ambientes abertos pode ser bem desafiadora. Temos todo um cenário à nossa disposição e uma infinidade de possibilidades e variáveis. A luz, as sombras, a interação do modelo com o local, tudo pode, à sua maneira, impactar na qualidade de nossas fotos externas.

Abaixo vamos te poupar da tentativa e erro e mostrar os principais segredos para aperfeiçoar sua fotografia externa. Continue acompanhando!

Escolher o melhor horário

Na fotografia externa, o ponto chave é utilizar o sol a seu favor, seja para iluminar a frente ou o fundo do assunto de suas fotos, seja para criar sombras.

Primeiramente, evite tirar fotos ao meio-dia. Este é o horário em que o sol estará diretamente acima de seu modelo e produzirá sombras não muito atraentes em seu rosto — especialmente a sombra da testa sobre os olhos. Caso precise fotografar neste horário, busque deixar o assunto em locais de sombra e se beneficie da iluminação do sol difundida por todo o ambiente.

As melhores posições do sol são bem cedo, ao amanhecer, ou no final da tarde, pois a luz incide de modo mais indireto, podendo iluminar o modelo de frente e criar o mínimo de sombras em seu rosto. São as chamadas “horas douradas” na fotografia.

Além disso, caso não haja um modelo e você esteja apenas fazendo fotos da paisagem — natural ou urbana —, o nascer ou pôr do sol sempre realça as cores e dá um tom dramático e muito atraente à imagem!

Usar o local certo

Não é raro que as fotos mais bonitas e diferentes que façamos necessitem de uma longa viagem até a parte mais isolada e vazia de um local. É um esforço louvável, mas às vezes pode não ser um risco interessante de se correr, especialmente ao fazer um ensaio com modelos ou de casamento.

Se for este o caso, consulte os modelos — ou o casal — sobre algum lugar de sua preferência. Tenha em mente a segurança, em primeiro lugar.

E mais: deixar que os modelos escolham o local permite que eles se sintam mais à vontade e imersos no ambiente, possibilitando fotos mais espontâneas.

Observar o clima e tempo

Dias parcialmente nublados são os melhores para a fotografia externa. As nuvens proporcionam efeitos sensacionais em dois aspectos:

  1. nuvens suavizam a luz do sol, fazendo com que a iluminação permaneça natural, mas menos intensa, evitando que determinadas partes do assunto fiquem ofuscadas ou “estouradas”;
  2. como fundo: nuvens iluminadas pelo sol podem embelezar muito as fotos, podendo fornecer um cenário mais atraente do que um céu limpo.

Porém, se você olhou pela janela no dia do ensaio e não viu uma nuvem no céu, não significa que o dia foi perdido. Não deixe de prestar atenção à posição do sol e das sombras e aproveite bem as horas douradas.

Acrescentando equipamento adicional à fotos externas

Um dos grandes benefícios de se fazer fotos externas é o fato de não exigir tanto equipamento como, por exemplo, a fotografia em um estúdio — em que são necessárias luzes, flashes, cenários, etc. Para a fotografia externa, em muitos dos casos, basta uma câmera e uma lente que atendam bem.

No entanto, alguns equipamentos podem ser bem aproveitados na fotografia em locais abertos, trazendo ainda mais qualidade para suas imagens. Alguns exemplos:

Tripé

Traz estabilidade, evita o desfoque e ajuda especialmente em momentos de menor luminosidade, quando é necessário diminuir a velocidade do obturador e manter a câmera firme. Além disso, é indispensável para fotos de longa exposição.

Rebatedor

O rebatedor geralmente é feito de um material espelhado, mas também pode ser improvisado com um pedaço de isopor. Ele ajuda a dar um preenchimento de luz quando o sol incide apenas sobre um lado do assunto, deixando o outro sombreado, sem destaque.

Flash externo

flash, quando posicionado mais próximo do assunto, pode destacá-lo ainda mais em relação ao cenário, até mesmo em fotos externas. Além disso, pode suprir a falta de luz em um dia excepcionalmente escuro ou iluminar sombras inconvenientes.

Esperamos que você goste destes truques infalíveis para tirar fotos externas com qualidade. O que achou deles? Já usou esses ou tem algum outro que você goste mais? Comente abaixo!