O mercado de fotógrafos teve um grande boom recentemente. É incrível como todo dia nascem centenas de páginas no Facebook de fotógrafos. É aí que surge a pergunta: como vencer em um mercado que tem se apresentado cada vez mais competitivo? A única saída para captar clientes é diferenciando-se.
A lei de oferta e procura é implacável. Com tanta oferta para a mesma procura, cada vez mais se vê fotógrafos cobrando bem menos do que gostariam. Através de um bom marketing, é possível cobrar mais do que a maioria e captar os melhores clientes. Aqueles que reconhecem qualidade e pagam bem por isso.
Por isso, confira as nossas dicas e aprenda a captar clientes com mais facilidade e lucrar mais.
Capriche na apresentação
A primeira impressão é a que fica. Então sempre que a sua marca for exposta, ela deve passar a perspectiva de qualidade, confiança, criatividade e outras ideias que fazem parte da sua proposta.
Então, trate de caprichar no cartão de visitas, forma que entrega trabalhos, nas roupas que atenderá os clientes e na educação de seus colaboradores. Cada detalhe é importante. É através dos pequenos caprichos que se conquistam os melhores clientes.
Marque a sua presença on-line
Ou você está on-line ou você não existe. Essa tem sido a lei do marketing. Em 2017, nos EUA, segundo a eMarketer, o dinheiro investido em propaganda na internet deve superar a quantia investida em anúncios televisivos. Isso é prova de que os hábitos de consumo mudaram.
Site, blog, Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, portais de conteúdo que seus clientes acessam. Tudo isso é palco para a sua mensagem. Os seus clientes em potencial estão lá. Se você não os abordar nessas mídias, alguém o fará.
Tenha um portfólio de qualidade e criativo
Como você apresenta as suas fotografias em uma reunião? Em um celular? Esqueça isso! Se você quer chamar a atenção e fechar o trabalho, é fundamental ter as suas 20 melhores fotografias impressas na melhor qualidade possível. Neste caso, tamanho é documento sim, quanto maior, melhor!
Então, mantenha a mão pelo menos dois fotolivros de demonstração. Outra ótima ideia é produzir fotolivros de demonstração para deixar em lojas parceiras como joalherias, lojas de aluguel de vestidos de festa, salões de eventos sociais, etc.
O seu portfólio não pode ser igual a qualquer outro. Ele deve ser único, comunicar a sua identidade e mostrar que o que você faz, ninguém fará igual. Busque dividir o álbum de acordo com o tipo de fotografia a ser vendida, misturando fotos clássicas e outras mais criativas.
Aprimore o seu olhar
Não há propaganda que bata um trabalho de qualidade. Então, estude muitas técnicas de exposição, composição, luz criativa, strobist, etc. Vá a cursos e palestras de fotógrafos que você admira.
O seu olhar deve ser a sua identidade. Desenvolva-o para captar clientes que se identifiquem com ele. Assim, você não cairá no lugar-comum de fotógrafos que não apresentam nenhuma novidade em seus trabalhos.
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