Atualmente a fotografia está presente em praticamente todos os dias nas vidas das pessoas, seja através de smartphones, tablet ou câmeras portáteis, fotografar virou um hábito mundial e o avanço da tecnologia é o maior responsável por isso.


Cada vez mais, a tecnologia está acessível a usuários leigos, e com isso, ficou mais fácil fazer boas fotografias. Hoje em dia, a câmera do Smartphone tem uma boa resolução e as câmeras semi profissionais têm preços mais acessíveis, com bastante qualidade e sem exigir muito conhecimento e técnica. Além dos inúmeros aplicativos para edição de fotos, que possibilitam resultados incríveis e que às vezes são melhores dos que muitos trabalhos de fotógrafos profissionais.

Nos smartphones por exemplo, tem opção de foco seletivo, antes, apenas com lentes profissionais e uma boa tecnica era possível desfocar o fundo, hoje o smartphone também tem esse recurso.
Apesar de ser cada vez mais comum ver smartphones com capacidade de tirar boas fotos e de qualidade,  é também notório que a utilização desses equipamentos, é algo mais improvisado e em situações mais cotidianas, habituais e não para um trabalho profissional ou com a qualidade devida para as pessoas que realmente gostam de fotografia.

O fotógrafo deve encarar esse novo cenário como um grande desafio profissional, e ter como objetivo se destacar cada vez mais para que não possa se igualar a nenhum fotógrafo amador. O profissional precisa estar cada vez mais antenado para surpreender o seu cliente que também está cada vez mais exigente.

No Portal Photos, a Juliana Sabbatini, fez um texto que mostra o quão é importante esse cenário que vivenciamos e o quanto proveitoso pode ser para carreira do fotógrafo. Todo profissional de fotografia deveria ler e refletir mais sobre o assunto.

“Temos que ter diferencial. Temos que vencer o que um amador consegue fazer. E, isso é algo incrível, pois nos obriga a estudar mais, a questionar mais, a se envolver mais e a sair completamente da nossa zona de conforto. O que, em minha opinião, deve ser um dever de quem trabalha com isso. Quem não se aperfeiçoa acaba ficando para trás. Há de se levar também em consideração que vivemos hoje em um mundo totalmente globalizado e que necessita de imagens como seu carro chefe para vender e obter giro de capital. Sem imagens, a dificuldade das vendas é muito maior. Isso, desde sempre. É aquela coisa, temos que ser vistos para sermos lembrados. Logo, a contratação de uma equipe especializada para cada negócio – estamos falando aqui de publicidades, grandes e pequenas – se torna imprescindível.”  – Juliana Sabbatini

Fonte: Portal Photos

Veja fotos do fotógrafo Austin Mann feitas com o iPhone 7, que mostram o quanto pode ser boa uma fotografia feita pelo celular.