O melhor ângulo, aquele detalhe especial, um carinho espontâneo flagrado, a emoção transparecendo. Captar e eternizar esses pequenos prazeres de um evento ou de um momento especial é uma missão do fotógrafo.
Porém, apesar do talento que possuem para eternizar esses momentos inesquecíveis, algumas pessoas ainda veem a carreira em fotografia como um sonho distante. Afinal, como se preparar para ingressar nesse mercado e alcançar o sucesso? Como conquistar clientes e apresentar seu trabalho da melhor forma?
Se você pretende se lançar como profissional na área ou até se já começou a trabalhar mas sente que precisa descobrir atitudes para alavancar o seu negócio, este post foi feito especialmente para você!
Conheça já nossas dicas infalíveis para começar sua carreira em fotografia com o pé direito!
1. Obtenha um registro profissional
Como freelancer, você não contará com o suporte legal de uma empresa. Portanto, você é o seu negócio. E isso merece todo o seu cuidado.
Possuir um registro como Microempreendedor Individual (MEI) traz algumas vantagens que não podem ser subestimadas:
-
Você obtém o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), que permite a emissão de notas fiscais, facilita a abertura de conta bancária e a solicitação de empréstimos.
-
Com uma taxa mensal fixa, que varia para comércio/indústria ou prestação de serviços, o MEI é enquadrado no Simples Nacional. O benefício é que essa taxa paga a Previdência Social e o ICMS ou ISS. Os tributos federais como Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL não são pagos pelo MEI, que fica isento dessas obrigações tributárias.
-
Como passa a ter a cobertura da Previdência Social, o Microempreendedor Individual recebe, em caso de necessidade, benefícios como o auxílio-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria, entre outros.
Portanto, possuir esse registro é importante para assegurar a sua tranquilidade em caso de necessidade ou aposentadoria, bem como para dar credibilidade à sua empresa, que passa a fornecer os mesmos documentos fiscais que qualquer outra.
Outra boa dica é se filiar ao sindicato da categoria no seu estado ou região.
2. Invista em aperfeiçoamento
Mesmo que você tenha certeza de seu talento, imprimir a excelência em seu trabalho exige conhecimento técnico.
Ao compreender melhor como utilizar a iluminação, as técnicas de revelação, abertura da objetiva e tempo de exposição do filme, o resultado ficará muito mais profissional. Conhecer História da Arte e saber lidar com softwares de tratamento de imagem também podem garantir um grande diferencial que vai encantar seu cliente.
Por isso, não perca a oportunidade para aperfeiçoar seu olhar, sua técnica e seu estilo por meio da participação em cursos, workshops e exposições.
3. Especialize-se
Com o tempo, os profissionais que se destacam no mercado são aqueles que realmente mergulham em uma ou duas áreas e que fazem esse trabalho tão bem a ponto de se tornarem referência.
Se você tentar cobrir todas as áreas, é provável que seu conhecimento e experiência em cada uma delas seja muito superficial. Nessas condições, o resultado dificilmente atinge uma qualidade superior e o preço do serviço prestado tende a cair.
Portanto, mesmo que no começo você tenha que fazer vários trabalhos, escolha uma ou duas áreas e comece a investir seu tempo em se aperfeiçoar nelas. Também dê preferência a trabalhos relacionados à sua escolha; assim, você começará a se tornar um profissional respeitado naquele nicho.
Sendo um profissional especializado, você pode oferecer o que há de melhor para o seu público-alvo, como as locações mais inspiradoras e os melhores equipamentos para conseguir o efeito desejado. Se optar por ter um estúdio, poderá investir em elementos de cenário perfeitos para garantir a satisfação do cliente.
Publicidade, moda e desporto são algumas das áreas mais comuns, mas têm ganhado cada vez mais espaço os ensaios realizados com gestantes, recém-nascidos, bebês, trash the dress, entre outros. Então, escolha sua área preferida e torne-se o melhor nela!
4. Crie um portfólio irresistível
Antes de contratá-lo, as pessoas querem saber o que esperar do seu trabalho. Afinal, independente do talento, alguns clientes se identificam mais com um ou outro tipo de proposta.
Por esse motivo, criar um portfólio é fundamental para apresentar seu estilo de fotografia. Você pode optar por opções digitais ou impressas e, para falar a verdade, é recomendável ter os dois.
Pesquise bastante para escolher o layout e, na hora de selecionar as fotos, apresente aquelas imagens que exprimem sua excelência como profissional. Também é importante mantê-lo atualizado porque, ao longo de sua carreira em fotografia, seu trabalho com certeza evoluirá e seu portfólio deve acompanhar esse progresso.
5. Aposte no networking
Embora muitos profissionais se vejam como concorrentes, a verdade é que o networking é uma ferramenta para alavancar os negócios. Participar de eventos, cursos e conferências, grupos de venda de equipamentos e projetos é uma forma de se tornar conhecido no meio.
Lembre-se de que as pessoas se unem em torno de benefícios mútuos. Compartilhe dicas, conhecimentos e opiniões úteis com os colegas e isso resultará em conexões que podem render indicações e se tornar contatos profissionais valiosos.
6. Divulgue seu trabalho
Atualmente, com a facilidade de exposição dos trabalhos nos aplicativos das redes sociais como Instagram, Facebook e LinkedIn, o trabalho de marketing para quem vive de produzir e divulgar imagens se tornou muito mais fácil. Para um fotógrafo, o Pinterest também é uma ferramenta indispensável.
Assim que possível, crie seu próprio site e encontre uma forma de divulgar seu trabalho por meio dele. A forma como isso pode ser feito depende muito da área em que você escolher. Seja criativo!
Se for trabalhar com casamentos, por exemplo, você pode estabelecer em contrato que as fotos (ou uma parte delas) serão divulgadas no seu site, em um álbum especial, com visualização restrita a convidados ou aberta ao público em geral.
Neste caso específico, os noivos podem ter a possibilidade de enviar um convite virtual para que seus amigos e convidados confiram os registros da festa e da cerimônia em seu site.
Desta forma, todos visualizam o resultado do seu trabalho e têm a possibilidade de compartilhá-lo com outras pessoas. Além de ser um “mimo” especial para os noivos, é uma boa jogada de marketing.
Mas você não precisa parar por aí. Pense em conteúdos que o seu público-alvo deseja ler e invista nesse tipo de marketing também. Se escolheu trabalhar com newborn, por exemplo, já pensou em montar um blog com temas do interesse de gestantes?
Assim, a futura mamãe acessa seu site para obter as informações que deseja, mas acaba conhecendo seu trabalho e você conquista a nova cliente!
7. Encante os clientes conquistados
Embora com o passar do tempo se torne mais fácil conseguir novos clientes, é sempre importante valorizar aqueles que já conquistou. Provavelmente, você fará parte de momentos muito especiais da vida das pessoas. Com seu carisma e profissionalismo, torne-os realmente inesquecíveis, no sentido positivo.
Atitude cordial e qualidade do trabalho garantem clientes satisfeitos e o retorno disso é o melhor marketing que um freelancer pode ter: a publicidade boca a boca, que alavanca as possibilidades de negócios e cria uma reputação que valoriza seu trabalho em todos os sentidos.
E então? Preparado para iniciar sua carreira em fotografia com o pé direito? Gostaria de entender melhor como captar clientes e lucrar mais? Então não perca a oportunidade e confira agora mesmo o que fazer para impulsionar seus negócios!