A primavera é, sem dúvidas, uma das estações mais bonitas do ano. Nela acontecem alguns dos melhores períodos de nascer e pôr do sol, conhecidos como “Golden Hour“, ou literalmente, “hora de ouro”. É o horário favorito dos fotógrafos e deve ser muito bem aproveitado.

Para ajudar a aproveitar ao máximo a luz e as cores da primavera, separamos algumas dicas de fotografia externa imperdíveis! Vamos lá?

1. Abuse do desfoque nos retratos

Durante a primavera, as árvores florescem e o verde está sempre muito vivo. Mas, principalmente nos retratos, é interessante manter a atenção da imagem no retratado. Uma boa maneira de fazer isso é deixar o fundo completamente desfocado, usando grandes aberturas da lente.

Fazendo isso durante a primavera, com árvores e flores ao fundo, você terá um belo desfoque colorido compondo sua imagem! Fotografar crianças nessa situação sempre produz um belo resultado.

Lembre-se apenas de cravar o foco, pois grandes aberturas da lente produzem uma profundidade de campo muito curta, fazendo com que seja fácil errar o ponto em que você quer focar. Em compensação, utilizar grandes aberturas faz com que você tenha que fotografar com uma velocidade mais alta, o que impede tremidos na sua foto.

2. Aproveite o pôr do sol

É na primavera que, na maioria das regiões brasileiras, começa a temporada de chuvas. Isso não quer dizer que já chegamos naquele período que chove o dia inteiro, atrapalhando os ensaios, mas sim que teremos um céu com belas nuvens.

É nesse período que o pôr do sol fica mais bonito e desenhado, com as nuvens compondo sua imagem. Se você fotografa paisagens, essa é sem dúvida uma das melhores estações. Procure saber qual o horário do pôr do sol na sua região e se programe para chegar ao local pelo menos uma hora mais cedo. Uma boa dica é estar preparado para aproveitar os poucos minutos da golden hour,  no exato momento em que nos despedimos do sol.

Fotografar paisagens requer preparação, e é nessa categoria de fotografia externa que você deve se precaver de todos os lados. Levar os equipamentos certos é essencial. Um bom tripé e um filtro de densidade neutra são indispensáveis!

3. Explore o ambiente à sua volta

Como já falamos, a primavera entrega cores lindas. Durante essa estação temos um clima ameno, sem muito calor ou frio, o que é o ideal para levar um casal para um ensaio externo de casamento.

Uma das maiores diferenças da fotografia externa para a fotografia de estúdio é a possibilidade de fazer os retratados interagirem com o ambiente à sua volta. Diferente de uma sala com um fundo infinito por trás, no ensaio externo você tem quase como obrigação fazer com que seus modelos interajam, se movimentem e façam parte do entorno.

Uma boa dica é entrar na brincadeira e se divertir com quem você quer fotografar. Afinal de contas, um casal correndo num campo de girassóis é uma imagem muito mais bonita do que parados em um fundo branco, não é mesmo?

4. Entenda a luz natural

Na fotografia externa é essencial que você entenda como se comporta a luz natural. Ela pode — e deve — ser sua grande aliada na hora de produzir aquela imagem linda! Saiba quais as diferenças de luz durante o dia e qual o tipo de iluminação de cada horário.

Fotografar com luz natural requer do fotógrafo tanto conhecimento quanto fotografar usando flashes. Busque cenários que favoreçam o tipo de iluminação que você quer transmitir na imagem. A luz incidindo no ângulo certo faz toda a diferença no impacto causado pela foto.

5. Conheça seu equipamento

Essa dica vai, principalmente, para o fotógrafo de natureza que tem uma lente macro. A primavera é a melhor época para fotografar flores, e uma lente com função macro é a ideal para isso!

Saber qual a menor distância de foco da sua lente é fundamental nesse tipo de fotografia. Mas também não deixe de usá-la em retratos! Lentes macro são conhecidas como ótimas “retrateiras”!

Agora que você já sabe essas dicas para realizar fotografia externa na primavera, confira mais dicas para fazer um ensaio de família e aproveite para fazer as duas práticas de uma vez só!