Montar um portfólio não é missão fácil, geralmente demanda várias horas refletindo sobre o leiaute, além da longa escolha das melhores imagens. Todavia, esse tempo é sempre bem investido, pois montar o seu portfólio é o momento que você tem para impressionar o cliente.

O portfólio fotográfico é seu maior cartão de visitas, além de ser um fator de grande importância na escolha do cliente, por isso vamos apresentar quatro dicas incríveis sobre como fazer um portfólio.

1- Por onde começo?

Comece com um portfólio digital. Pesquise, busque portfólios que o agradem, olhe o que os fotógrafos que você gosta fazem no trabalho deles, se inspire e tenha uma ideia clara do que procura em questão de leiaute, cor e apresentação.

O primeiro passo para começar um portfólio digital em um site é escolher onde você vai hospedá-lo. Hoje há uma infinidade de sites com versões gratuitas ou pagas, com vantagens como: poder obter o domínio (.com ou .br), Google Analytics, maior quantidade de fotos, entre outras opções.

Há também a possibilidade de utilizar a plataforma WordPress, mas ela costuma demandar mais tempo e trabalho para configurar. Se não conhece essa ferramenta, talvez possa contratar um designer para lhe ajudar.

Independentemente da plataforma que escolher, é importante lembrar de preencher todos os seus dados no site, pois é assim que o seu cliente o achará.
Outro cuidado que se deve tomar é com as cores. As mais vibrantes fazem com que o seu cliente permaneça menos tempo no site. Procure, então, cores mais opacas, como preto, branco ou o cinza médio, sempre ótima opção para melhor visualização das fotos!

2- Como escolher as fotos?

A seleção das fotos é a parte que requer maior paciência. Os fotógrafos tendem a evoluir com o tempo, e isso fica claro nas imagens. Então, aquela foto que você tirou quando estava começando, por maior que seja sua paixão por ela, pode não estar boa o suficiente se colocada ao lado do seu trabalho mais recente.

Você deve selecionar com cuidado as fotos que quer mostrar para o seu cliente. Se faz um ensaio em que há três fotos maravilhosas e outras 10 que são boas, deixe as 10 de fora, e mesmo entre as três finais, tente selecionar a que melhor representa o seu trabalho. O cliente provavelmente vai escolhê-lo por uma foto.
Mostre o seu melhor!

3- O que não pode faltar

Nós nos preocupamos tanto em ter um portfólio impecável, que esquecemos que precisamos ter alguns detalhes importantes neles.
Faça divisões claras de trabalhos distintos; por exemplo, se você fotografa gestantes e newborns, crie duas partes distintas para cada um dos temas. Isso ajudará o seu cliente a analisar o seu trabalho de forma diferenciada e tornará mais perceptível o que você traduz em cada tipo de fotografia.
Para o seu site, não se esqueça de ter informações para contato telefônico e uma opção para orçamento/fale conosco é indispensável. 

4- Portfólios fora da internet

Imprimir um trabalho sempre traz uma grande satisfação, além disso é indispensável possuir um material de apresentação em uma reunião com o seu o cliente. O cliente não costuma saber sobre gramatura, diagramação ou laminação, mas ele precisa ver e pegar no trabalho para que reconheça o resultado final dos seus serviços e possa ter o valor justificado.

Trabalhos impressos são portáteis e não são tão informais como tablets ou laptops. Se os imprime de forma regular é possível acompanhar a evolução do seu trabalho além de ter sempre a recordação de uma época.

O portfólio impresso além de dar uma dimensão diferente para o suas fotografias, pode lhe garantir sucesso no pós ou até mesmo na pré venda, dependo do perfil do seu cliente. É bom sempre ressaltar que dentro dos trabalhos fotográficos hoje, álbuns, fotobooks e fotolivros são onde os fotógrafos conseguem tirar uma maior margem de lucro.

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