Montar um portfólio não é missão fácil, geralmente demanda várias horas refletindo sobre o layout, além da longa escolha das melhores imagens. Todavia, esse tempo é sempre bem investido, pois montar o seu portfólio é o momento para impressionar o cliente e conquistar novos contratos.

O portfólio fotográfico é seu maior cartão de visitas, além de ser um fator de grande importância na escolha do cliente. Soma-se a isso a ideia de que suas fotografias são o resultado de muito esforço para compor as melhores imagens.

Portanto, depois de capturá-las e tratá-las, elas precisam de um espaço adequado para serem exibidas, vistas e admiradas. Por meio de um portfólio, você poderá disponibilizar o seu talento e atrair pessoas interessadas, além, é claro, de mostrar para o mundo o seu modo de enxergá-lo, a sua arte.

Por isso, vamos apresentar 5 dicas incríveis sobre como fazer um portfólio!

1. Qual é a hora certa de montar um portfólio?

Agora. Se você já trabalha com fotografia, deve começar hoje mesmo a pensar em montar um portfólio fotográfico. Ele é essencial para conquistar novos clientes, se destacar no mercado e documentar a sua evolução como profissional.

2. Por onde começo?

Comece por um portfólio digital. Pesquise, busque portfólios que o agradem, olhe o que os fotógrafos que você gosta fazem no trabalho deles, se inspire e tenha uma ideia clara do que procura em questão de layout, cor e apresentação.

O primeiro passo para começar um portfólio digital em um site é escolher onde você vai hospedá-lo. Há uma infinidade de sites com versões gratuitas ou pagas, com vantagens como: poder obter o domínio (.com ou .br), Google Analytics, maior quantidade de fotos, entre outras opções.

Há também a possibilidade de utilizar a plataforma WordPress, mas ela costuma demandar mais tempo e trabalho para configurar. Se não conhece essa ferramenta, talvez possa contratar um designer para lhe ajudar.

Independentemente da plataforma que escolher, é importante lembrar de preencher todos os seus dados no site, pois é assim que o seu cliente o achará. E na hora de colocá-lo no ar, faça inúmeros testes para ver se todos os links e contatos estão funcionando.

Outro cuidado que se deve tomar é com as cores. As mais vibrantes fazem com que o seu cliente permaneça menos tempo no site. Procure, então, cores mais opacas, como preto, branco ou o cinza médio, sempre ótimas opções para melhor visualização das fotos!

Lembre-se também que existem diversas plataformas nas quais os seus potenciais clientes vão acessar o seu site, portanto, não esqueça de visualizar seu conteúdo em computadores de mesa, notebooks, tablets e smartphones para evitar erros de acesso, pois nem tudo o que fica maravilhoso no monitor do seu computador vai cair bem na tela no celular.

3. Como escolher as fotos?

A seleção das fotos é a parte que requer maior paciência. Os fotógrafos tendem a evoluir com o tempo, e isso fica claro nas imagens. Então, aquela foto que você tirou quando estava começando, por maior que seja sua paixão por ela, pode não estar boa o suficiente se colocada ao lado do seu trabalho mais recente.

Você deve selecionar com cuidado as fotos que quer mostrar para o seu cliente. Se faz um ensaio em que há três fotos maravilhosas e outras 10 que são boas, deixe as 10 de fora, e mesmo entre as três finais, tente selecionar a que melhor representa o seu trabalho. O cliente provavelmente vai escolhê-lo por uma foto.

Mostre o seu melhor!

Por isso, é importante se colocar no lugar dos seus potenciais clientes e se perguntar: o que eles gostariam de ver para poder contratar o meu trabalho?

Se você sentir dificuldade em selecionar as fotografias, conte com a ajuda de pessoas da sua confiança, geralmente elas poderão ter o olhar diferenciado e acertar em cheio no gosto do seu cliente.

Geralmente, um bom portfólio não pode ser sobrecarregado, ou seja, em média 30 fotografias já são capazes de sintetizar o seu talento. Comece sempre com as de grande impacto, deixe as outras para o miolo, e finalize também com uma das suas melhores fotografias.

4. O que não pode faltar no seu portfólio fotográfico?

Nós nos preocupamos tanto em ter um portfólio impecável, que esquecemos que precisamos ter alguns detalhes importantes neles.

Procure mostrar sua especialidade. Os melhores portfólios são aqueles que mantêm uma espécie de diálogo entre as imagens. Nada de mudanças bruscas de estilo ou de diagramação. Para isso, você precisa saber que, a depender do nicho da sua atuação, algumas fotografias não podem faltar.

Por exemplo, se você fotografa casamentos, jamais deve esquecer de que as imagens românticas e poéticas são importantíssimas, porém, os noivos também buscam o registro dos detalhes da cerimônia.

Portanto, dê destaque às fotos lindas dos anfitriões, mas não deixe de incluir imagens da decoração, parentes e amigos. Isso pode ser decisivo para quem o contrata, uma vez que o casamento não é um evento exclusivo para os noivos, é uma celebração familiar.

Se você faz ensaios newborn, é claro que os pais querem fotografias super fofas dos seus recém-nascidos, mas eles buscam, sobretudo, segurança.

Sendo assim, quando montar o seu portfólio de fotografia newborn, inclua informações sobre os cuidados que você tem ao fotografar os bebês e, se possível, até registre os bastidores de alguma sessão para mostrar os detalhes da produção.

Já se seu nicho é moda, abuse dos conceitos. É quando você pode ousar mais na apresentação do seu portfólio, pois o próprio ramo lhe permite isso. Procure um estilo mais contemporâneo e eclético e pense sempre no que agrada o seu contratante, que geralmente são agências, modelos e produtores.

Enfim, independentemente da sua especialidade, você deve pensar sempre quais são as fotografias que não podem faltar e mesclar com as suas preferências. Se você atua em diversos nichos, faça uma separação clara dos temas, para dar exclusividade a cada trabalho.

5. E os portfólios fora da internet?

Imprimir um trabalho sempre traz grande satisfação, além disso, é indispensável possuir um material de apresentação em uma reunião com o seu o cliente. O contratante não costuma saber sobre gramatura, diagramação ou laminação, mas ele precisa ver e pegar no trabalho para que reconheça o resultado final dos seus serviços e possa ter o valor justificado.

Trabalhos impressos são portáteis e não são tão informais como tablets ou laptops. Se os imprimir de forma regular, é possível acompanhar a evolução do seu trabalho, além de ter sempre a recordação de uma época.

O portfólio impresso, além de dar uma dimensão diferente para as suas fotografias, pode lhe garantir sucesso no pós ou até mesmo na pré-venda, dependo do perfil do seu cliente. É bom sempre ressaltar que dentro dos trabalhos fotográficos hoje, álbuns, fotobooks e fotolivros, são onde os fotógrafos conseguem tirar uma maior margem de lucro. 

E você? Tem mais alguma dúvida em relação ao que você deve e o que pode fazer em um portfólio fotográfico? Deixe sua pergunta nos comentários e compartilhe sua experiência!