Viver da fotografia é maravilhoso! Mas, quem dera parasse só na parte artística. Existe todo um trabalho administrativo por trás que é extremamente necessário para manter o seu negócio vivo, ainda mais se sua equipe for só você mesmo.

A divulgação é um desses trabalhos que não pode ser ignorado se o fotógrafo quer ter sucesso em sua profissão. Sendo assim, descubra aqui algumas dicas simples que vão te auxiliar na divulgação do seu trabalho de fotografia.

Esteja nas redes sociais

Estar presente nas redes sociais é o método mais rápido e fácil de você começar a divulgar o seu trabalho de fotografia. São ferramentas que têm crescido bastante em números de usuários e certamente o seu futuro cliente está por lá. Então, esteja lá também!

Mas, tome cuidado para não sair entrando em tudo quanto é rede social. Se você não tiver condições (equipe, tempo, receita) para gerenciar suas contas, essa estratégia pode acabar se tornando um tiro no pé. Você não vai querer deixar as pessoas falando sozinhas. Sendo assim, comece pelo básico: crie uma página no Facebook e um perfil no Instagram. Pronto! Essa já é uma ótima estratégia de divulgação.

Tenha um portfólio online

Para a divulgação online ser ainda mais efetiva, é muito importante você ter uma área seleta e organizada, onde você possa mostrar o seu trabalho como um todo, com a sua identidade. O ideal, nesse caso, seria a criação de um site próprio. Atualmente existem diversas ferramentas como o WordPress e o Wix, por exemplo, que facilitam o processo de construção de um site, tornando-o acessível a qualquer um.

Mas, se você ainda achar difícil criar seu site sozinho e não tiver grana para contratar alguém para fazer isso, uma boa dica é você fazer parte de algum site de rede de profissionais, como o Behance ou o Flickr. Tanto em um quanto em outro, você consegue criar um portfólio de maneira organizada e especializada, inclusive com a proteção dos seus direitos autorais.

Não abra mão do tradicional cartão de visita

Os bons e velhos cartões de visita continuam sendo indispensáveis. Afinal, esse ainda é o método mais fácil e profissional de você passar os seus contatos para alguém interessado em seu trabalho. Sendo assim, tenha sempre alguns deles no seu bolso.

Faça parcerias

É muito comum, no ramo da fotografia, a realização de parcerias com empresas de áreas semelhantes, mas de segmentos diferentes. Por exemplo: tratando da área de eventos, você como fotógrafo pode estabelecer parcerias com salões de festas, de beleza, lojas de aluguel de vestuário, maquiadores, entre outros. Nesse processo de indicação, ambos aumentam as chances de conseguir clientes.

Mas, se você ainda for muito novo no mercado e não tiver essa autoridade para oferecer, pense em combinar um método de comissão para a empresa que te indicar um cliente, caso ele feche o trabalho contigo. Desse modo, você terá mais oportunidades de divulgar o seu trabalho de fotografia.

Invista na publicação de fotolivros

Mais do que ver, a fotografia também é tocar e sentir. O sentido de posse para as pessoas ainda é muito intangível quando relacionado a bens virtuais. As pessoas prezam muito por ter bens físicos, que possam tocar. Por isso, mesmo com todo o avanço das plataformas digitais, percebe-se que ainda hoje há espaço para as fotos impressas.

Sendo assim, é muito importante que você tenha um portfólio no formato de fotolivro e álbuns para poder mostrar para os potenciais clientes, principalmente durante a sua primeira reunião com eles. Você vai perceber como eles se encantarão ao ver em mãos a qualidade do seu trabalho.

Agora você já aprendeu muitas dicas sobre a divulgação do seu trabalho de fotografia, continue conosco e saiba como precificar o seu trabalho!