Fotografar crianças é sempre um desafio. Algumas são mais calmas e gostam de ficar brincando em um canto, já outras são mais desinibidas e até brincam de ser modelo durante as fotos. E ainda há aquelas muito ativas, que só querem ficar correndo e pulando!

De fato, quando falamos de crianças, não há como saber com certeza como o ensaio fotográfico vai ser, porque elas são mesmo imprevisíveis. Em um momento, podem estar muito dispostas e animadas, mas, em outro instante, já podem ficar emburradas num canto. 

Portanto, cabe ao fotógrafo estar preparado para lidar com esse tipo de adversidade e saber acompanhar o ritmo da criança, conseguindo registrá-la do jeitinho dela, seja uma mais agitada ou mais tranquila. 

Então, para te ajudar nisso, listamos no post de hoje 11 dicas que vão te auxiliar na hora de fotografar crianças. Continue lendo e confira!

1. Ter a técnica no sangue

Fotografar crianças remete mais a estratégias e psicologia do que técnicas de fotografia propriamente ditas. As crianças são seres agitados, que mudam de humor de uma hora para outra e adoram se sentir livres. Assim, o que funciona com adultos provavelmente não funcionará com crianças.

E não há como ficar pedindo poses o tempo todo ou ajustando sua composição — o tempo de atenção das crianças é muito curto para isso. Portanto, a sua técnica tem que estar no sangue. Você tem que estar seguro e confiante para perceber os ajustes que precisa fazer, mesmo sem ter tanto tempo para reflexão.

Com crianças não há tempo a perder e nem mesmo uma segunda chance daquele take. Sendo assim, tenha certeza de que você tem essas habilidades antes de se propor a realizar um ensaio desse tipo.

2. Optar pela composição simples

Nada deve tirar o foco da fotografia. Um excesso de elementos em cena, assim como roupas com muitos detalhes, pode estragar a sua composição. Portanto, procure simplificar as coisas ao máximo, fazendo com que a criança seja o verdadeiro destaque da foto.

Um ensaio infantil precisa de naturalidade e inocência, que são as principais características de uma criança. Logo, não há a necessidade de cenários ou figurinos muito elaborados e cheios de informação. 

Além disso, muitos objetos em cena podem fazer com ela se distraia, e isso pode prejudicar ainda mais o trabalho do fotógrafo. Quanto a isso, uma boa dica é fotografar ao ar livre, em uma praça ou em um parque.

Crianças adoram a natureza e, muitas vezes, se sentem bem mais à vontade nela do que em um estúdio.

3. Conectar-se com as crianças

Crianças são um pouco desconfiadas com o novo. Conhecer uma pessoa nova, que vai ficar apontando uma câmera para ela por algumas horas pode ser meio amedrontador. Por isso, primeiro tente ganhar a confiança das crianças.

Antes de começar o ensaio, converse com elas, ofereça algum docinho gostoso ou algum brinquedinho para que você se torne mais simpático aos olhos dela.

Faça de tudo para que a seção, antes de mais nada, seja um momento divertido, tanto para a criança quanto para a família em geral. Fazer brincadeiras e até perguntar a opinião da criança sobre as fotos também pode ajudar bastante. 

E tente ter uma interação olho no olho — não torne a câmera o intermediário entre vocês. Sempre que possível, abaixe a câmera para falar com os pequenos. Isso torna a relação mais humana e menos constrangedora. Assim, as fotos fluirão naturalmente.

4. Manter as crianças ocupadas

Algumas crianças se sentem mais à vontade na presença de câmeras, outras, nem tanto. Isso depende muito da sua própria personalidade, e também da sua idade. E, como você não pode contar que sempre terá modelos desinibidos para fotografar, a melhor dica é sempre manter as crianças ocupadas.

Dê brinquedos ou alguns objetos-chave para que ela possa interagir. Quando as crianças estiverem imersas em suas brincadeiras, elas já vão ter se esquecido de você. É nesse momento espontâneo que você certamente vai conseguir alguns excelentes cliques, então, tire a maior quantidade de foto possível. 

Além disso, lembre-se de que a espontaneidade não pode ser forçada, ainda mais quando falamos de crianças. Por isso, nunca peça para a criança sorrir. O resultado certamente será um daqueles sorrisos forçados.

Insira a criança em alguma atividade, e os sorrisos surgirão naturalmente. Mas não fique tão obcecado pelos sorrisos: pode ser que eles não surjam às vezes, e isso não é um problema. Algumas fotos mais sérias podem dar um diferencial incrível ao seu ensaio. 

5. Estar sempre pronto!

Fotografar crianças é uma tarefa que exige atenção a todo momento. Sempre surge alguma oportunidade de foto que você não pode deixar de aproveitar.

Além disso, o momento do ensaio, em si, já gera um pouco de constrangimento nos modelos. Por isso, muitas vezes, os instantes anteriores e posteriores ao momento “oficial” das fotos é que geram os melhores takes.

São aqueles em que as famílias nem sabem que estão sendo fotografados e, por isso, estão mais despojadas e espontâneas. Isso conta muito! Por isso, fique muito atento. Qualquer hora é hora de fotografar!

A melhor coisa que um fotógrafo pode ouvir de um cliente, no caso dos pais das crianças, é: “nem vi que você estava fotografando nessa hora”. É isso! A melhor estratégia para o fotógrafo é passar despercebido nesses casos.

6. Usar lentes mais curtas

O uso de lentes com distâncias focais mais curtas vai permitir que você fique mais próximo do seu assunto e, assim, tenha um controle maior da cena. Isso é muito importante nos casos em que o assunto é uma criança, já que elas se distraem facilmente. 

Mas, ao usar esse tipo de lente, é importante ter consciência de que você terá que correr atrás dos pequenos casos eles se movimentem muito, já que a lente é muito fechada e sem zoom.

7. Procurar o melhor horário para fazer as fotos

Crianças com fome ou com sono ficam irritadas, choronas e pirracentas. E essas são características que certamente nenhum fotógrafo quer ter em seus modelos.

Afinal, as crianças ficam mais propensas a não seguir os seus comandos. E assim, é claro, você não vai conseguir realizar o seu trabalho direito. Por isso, oriente os pais a levarem a criança já alimentada e descansada para o ensaio, pois assim as chances de sucesso serão maiores.

Contudo, de toda forma, sabemos que as crianças são imprevisíveis. Logo, também faz parte do trabalho do fotógrafo ter paciência e saber esperar. Além disso, em caso de ensaios externos, o horário influenciará também na iluminação.

O ideal é fazer as fotos de manhã bem cedo ou no fim da tarde, de acordo com a rotina da criança. Esses são os horários em que a luz natural está mais adequada às fotos.

8. Contar com a ajuda dos pais

Peça para os pais conversarem com a criança alguns dias antes do ensaio, para que ele vá se acostumando com a ideia e já chegue no local sabendo de tudo que acontecerá. Com isso, a criança estará mais preparada e confiante para as fotos.

Também é importante que os pais ajudem o fotógrafo a distrair a criança ou diverti-la. Afinal, nada melhor do que as pessoas que mais a conhecem para fazer com que ela se sinta mais à vontade e tranquila na hora das fotos.

9. Respeitar o espaço da criança

Crianças são imprevisíveis e completamente sinceras. Se estiverem cansadas ou mau humoradas, elas não fingirão um sorriso apenas para agradar os adultos que querem boas fotos. Por isso, é muito importante respeitar o espaço, o humor e o tempo dos pequenos.

Aproveite ao máximo os primeiros minutos da sessão, que é quando a criança estará mais bem-disposta. Se ela se cansar ou começar a chorar, é preciso respeitar esse momento e manter a calma.

Aliás, explique para os pais, com antecedência, que a duração do ensaio pode ser mais curta ou mais longa dependendo do comportamento da criança e de como ela estiver se sentindo. 

10. Saber aproveitar a espontaneidade 

De fato, não há ser nesse mundo mais espontâneo do que uma criança. E essa é uma ótima característica, que deve ser muito bem aproveitada na hora das fotos.

Portanto, clique todas as expressões e brincadeiras dos pequenos, sem se preocupar se as fotos seguirão um padrão de fotos tecnicamente bonitas. Um ensaio com crianças pode reservar muitas surpresas, e são elas que fazem cada trabalho ser único e original.

Inclusive, saiba que é muito mais importante que as fotos expressem a personalidade da criança, do que seguir modelos de poses prontas e sorrisos forçados.

11. Ter atenção aos equipamentos

Por fim, ao fotografar crianças é preciso ter um pouco mais de atenção aos equipamentos. O ideal é evitar ao máximo o uso do flash, pois ele pode incomodar os pequenos e até prejudicar momentaneamente a visão deles. 

Outra excelente dica é colocar “roupas” na câmera, como capas ou enfeites para lentes com personagens famosos. Isso é muito importante, pois esses acessórios prenderão a atenção da criança no local certo e você conseguirá boas fotos com ela te olhando diretamente. 

Enfim, trabalhar com crianças é mesmo uma tarefa desafiadora, mas também tem suas recompensas. 

Não há coisa mais bonita do que ver um puro sorriso de uma criança e poder captar e eternizar esse momento. Então, use todas as técnicas desse texto para fazer isso de maneira cada vez melhor e profissional e, assim, obter sucesso na sua profissão!

E, aí, gostou do post? Então aproveite para compartilhá-lo com seus amigos em suas redes sociais!